Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2010 - 18h46

Cartórios de São Paulo recebem 10 mil eleitores neste sábado

Publicidade

DE SÃO PAULO

Cerca de 10 mil eleitores foram aos cartórios eleitorais de São Paulo neste sábado para solicitar segunda via ou reimpressão do título de eleitor, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.

Amanhã, os cartórios de todo o Estado funcionarão das 12h às 18h com o mesmo propósito.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Este é o primeiro pleito em que o eleitor deverá apresentar dois documentos: título de eleitor e documento oficial com foto.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.

Políticos vêm reforçando esse recado em comícios e no horário eleitoral. Há receio de que o desconhecimento da nova regra resulte em perda de votos, principalmente com a fatia com menor renda e escolaridade.

A inovação foi introduzida pela lei 12.034, aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional.

O prazo para obter a segunda via ou reimpressão do título acaba em 23 de setembro. Quem perdeu ou teve extraviado seu título pode recorrer a qualquer cartório eleitoral do país, munido de um documento oficial com foto (como o RG), carteira profissional, certificado de reservista e carteira de motorista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página