Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 10h19

Presidente Lula vota e lamenta que seu rosto não apareça nas urnas eletrônicas

Publicidade

FABIO VICTOR
DE SÃO PAULO

Atualizado às 14h50.

Ao votar nesta manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou em tom de brincadeira que, nas opções da urna eletrônica, seu rosto não estava entre os candidatos que concorrem no pleito deste ano. "Eu só lamentei que é a primeira vez que eu vou votar e não tem minha cara lá no telão desde que foram restabelecidas as eleições para presidente, em 89", disse.

No período, o petista concorreu em cinco eleições presidenciais, perdendo três (1989, 1994 e 1998) e ganhando duas (2002 e 2006).

TV Folha faz cobertura ao vivo da eleição
Veja imagens da eleição
Mais de 135 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo
Eleitor só precisa de um documento oficial com foto
Dúvidas na hora de votar? Veja perguntas e respostas
Eleitor tem até 60 dias após eleição para justificar ausência de voto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Questionado se voltará um dia a ser candidato Lula, afirmou: "Não. Quando a gente passa pela Presidência da República, a gente tem que ter um sossego na vida. O que é importante é terminar o governo bem, continuar concluindo todas as obras que temos que concluir e o que é importante é deixar o Brasil mais preparado, com mais crescimento econômico, para as outras pessoas".

SEGUNDO TURNO
Embora tenha se declarado "muito otimista" com a chance de Dilma Rousseff ganhar as eleições no primeiro turno, o presidente usou a sua experiência pessoal para dizer que essa possibilidade é difícil. Admitiu que pode haver segundo turno e mais "30 dias de luta".

"Eu não ganhei no primeiro turno nenhuma eleição, nem em 2002 nem em 2006. Apenas vai demorar 30 dias a mais, 30 dias de luta. E vamos para a disputa. O que é importante é que a Dilma tem uma performance muito grande. Não é fácil obter 50% de votos do povo brasileiro no primeiro turno. Acho que ela está numa situação muito privilegiada."

Lula abriu a rápida e tumultuada entrevista que concedeu após votar exaltando o amadurecimento da democracia brasileira. "Esse espetáculo da democracia não é qualquer país do mundo que faz."

O presidente votou por volta das 9h30, na escola estadual Doutor João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP). Estava acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, do candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, de Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B), que concorrem ao Senado, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Questionado por um repórter do programa humorístico "CQC" se pretendia se inscrever no Bolsa Família ao deixar a Presidência, Lula respondeu: "Não, eu vou trabalhar no CCQ", brincou, confundindo a sigla do programa.

Ao sair do local de votação, cumprimentou eleitores que o aguardavam sob chuva e gritavam "Um, dois, três, Lula outra vez".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página