Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 14h58

Tropas federais e denúncias marcam segundo turno no Piauí

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
ENVIADO ESPECIAL A TERESINA

Tropas federais em 25 municípios e denúncias de compra de votos marcam o segundo turno das eleições para o governo do Piauí. Wilson Martins (PSB), 57, e Sílvio Mendes (PSDB), 61, disputam uma eleição polarizada entre interior e capital no Estado.

Indeciso? Compare a opinião dos candidatos no Votômetro
Animação relembra a campanha eleitoral em um minuto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O governador Wilson Martins, que tenta a reeleição,conta com o interior para manter a performance do primeiro turno, quando ficou 16 pontos percentuais à frente do rival tucano. Já Mendes, que aumentou sua campanha no interior neste segundo turno, tenta estender sua votação na capital, quando ficou 9 pontos percentuais à frente de Martins, para o resto do Estado.

O procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, informou que recebeu mais de 500 denúncias de compra de votos em todo o Estado. As denúncias atingem as duas coligações que disputam o segundo turno. Noventa agentes da Polícia Federal foram deslocados para cinco municípios polos do Estado para investigar.

Em outros 25 municípios o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí requereu auxílio de tropas federais (polícias rodoviária federal, federal e Exército). A informação do TRE é que foram mobilizados 3.000 homens, entre as tropas federais e policiais civis e militares do Estado.

CARREATAS

Neste sábado, os dois candidatos priorizaram carreatas por Parnaíba e Teresina no encerramento da campanha. Wilson Martins (PSB) fez carreata pela manhã e no período da tarde pelas zonas norte, sul e sudeste da capital.

Mendes participou de carreata pela manhã em Parnaíba (litoral norte do PI) e no período da tarde na zona norte de Teresina.

A abstenção, que atingiu 19,84% no primeiro turno, é preocupação nas duas coordenações de campanha. Como segunda-feira é feriado estadual no Piauí, o temor é que o número de eleitores que deixem de votar seja ainda maior neste segundo turno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página