Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2010 - 07h36

Cinco países já encerraram votação para brasileiros no exterior

Publicidade

DE SÃO PAULO

A votação para brasileiros que vivem em cinco países do exterior já foi finalizada, informa o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal, responsável pelo recebimento da transmissão de resultados do exterior. Os países são Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Timor Leste.

De acordo com o TSE, 200.392 brasileiros estavam aptos a votar nas 579 seções eleitorais no exterior. No primeiro turno apenas 88,9 mil compareceram --uma abstenção de 55,5%. Entre os eleitores que votaram no Brasil, a abstenção foi de 18%.

Animação relembra a campanha eleitoral em um minuto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Mais de 135 milhões de eleitores voltam às urnas a partir das 8h deste domingo para votar no novo presidente do Brasil: Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). Os eleitores de oito Estados (Goiás, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Paraíba, Piauí e Alagoas) e do Distrito Federal também definirão seus próximos governadores. As urnas serão fechadas às 17h.

O presidente eleito vai comandar pelos próximos quatro anos o país considerado a oitava economia do mundo e a maior da América Latina.

Dilma chega ao dia da eleição com 55% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha realizada nos últimos dois dias. Está dez pontos à frente de José Serra (PSDB), que pontuou 45%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

RESULTADOS

Os primeiros resultados da eleição presidencial começarão a ser divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) hoje a partir das 19h, horário de Brasília.

Ainda não há previsão do horário em que o nome do próximo presidente será anunciado. Mas a expectativa do TSE é que a apuração de todos os votos esteja encerrada até a meia-noite.

Apesar de a votação ocorrer das 8h às 17h, o horário de verão e a diferença de fuso no país atrasam em duas horas o período de apuração, pelo horário oficial. Por isso as pesquisas eleitorais de boca de urna sobre a disputa presidencial entre os candidatos também só poderão ser divulgadas depois das 19h.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página