Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 22h46

Em inauguração, Lula diz que Manaus não terá mais apagões

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, ao inaugurar parte da matriz energética a gás natural prevista para o sistema do Amazonas, que Manaus não terá mais apagões. "Com o gás natural não vai ter mais apagão, e as empresas vão poder vir para cá gerar empregos", afirmou.

Há exatos 12 meses, quando inaugurou a obra do gasoduto Urucu- Manaus, Lula havia exigido das empresas Petrobras, Eletrobras e Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) que mudassem até 1º de outubro deste ano a matriz de óleo para gás na geração e distribuição de energia aos consumidores de Manaus. A obra não está completa.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Hoje entraram em operação as três termelétricas em que a Petrobras tem participação acionária. A Eletrobras não concluiu a conversão em quatro termelétricas. Sem a conclusão da conversão da matriz a gás, a produção do gasoduto Urucu-Manaus continuará subutilizada até 2011.

"Com muito orgulho eu estou aqui inaugurando termelétricas, que estão produzindo energia a gás, energia mais limpa, de melhor qualidade e que vai poder fomentar a produção do Estado do Amazonas", disse o presidente Lula ao inaugurar o parque termelétrico da Petrobras, no Distrito Industrial de Manaus.

As três termelétricas Tambaqui, Jaraqui e Manauara terão capacidade instalada de 256 MW.

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, disse que, se houve atraso na conversão, foi de um mês. "Nós não consideramos isso atraso, desde setembro estamos em condições [de operação]", disse.

A operação de conversão das três termelétricas custou R$ 267 milhões para Petrobrás.

Sobre o gás natural que não será utilizado pela falta de operação das outras quatro usinas, Gabrielli afirmou o produto está sendo reinjetado. "A reinjeção do gás aumenta a capacidade de produção futura do petróleo e do gás na própria região", disse. "A conversão das outras termelétricas [as da Eletrobras] vai ocorrer no momento adequado."

Após a inauguração das termelétricas, o presidente Lula entregou casas populares construídas com recursos do PAC Habitação. Discursou para uma plateia de 5.000 pessoas e agradeceu a votação recebida por Dilma Rousseff no Amazonas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página