Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2010 - 13h23

Acordo prevê restauração do Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL, NO RIO

O Ministério das Relações Exteriores e a prefeitura do Rio de Janeiro assinaram um acordo para iniciar o projeto de restauração do Palácio Itamaraty, no centro da cidade. O conjunto de prédios foi a sede da Presidência da República de 1889 a 1897 e da diplomacia brasileira até 1970.

Acompanhe a Folha no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Atualmente, a chancelaria brasileira fica na capital, Brasília, mas o palácio é sede da representação do Itamaraty no Rio de Janeiro e do escritório da ONU (Organização das Nações Unidas) no Estado. O convênio assinado na sexta-feira (3) prevê que, primeiramente, seja feito um projeto executivo da reforma, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), para que depois se possa recuperar os edifícios.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o Palácio Itamaraty tem grande valor histórico para o país. "Muitas coisas importantes foram decididas aqui. O Barão do Rio Branco, patrono da nossa diplomacia, trabalhou aqui por quase dez anos e morreu aqui. Aqui foram realizados grandes bailes da República. Então é, ao mesmo tempo, um monumento histórico de grande importância por tudo o que se passou aqui. E é também um patrimônio artístico e arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro", disse na ocasião.

O prédio principal do Palácio do Itamaraty, de arquitetura neoclássica, teve sua construção concluída em 1854 e pertencia a Francisco José da Rocha, o Conde de Itamaraty. Em 1889, o edifício foi comprado pela União que, no início do século 20, construiu prédios anexos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página