Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 15h02

Governo de São Paulo decreta luto de sete dias pela morte de Quércia

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), decretou nesta sexta-feira luto oficial de sete dias pela morte do ex-governador Orestes Quércia.

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Orestes Quércia. Quero transmitir minhas condolências à sua família. Orestes Quércia teve um papel fundamental na construção do MDB, na luta contra a ditadura e na reconquista da democracia. Foi um senador que honrou nosso Estado e um governador que deu um grande impulso ao desenvolvimento de São Paulo", disse Goldman.

Veja galeria de fotos do ex-governador
Quércia começou sua vida pública no movimento estudantil; saiba mais

Quércia morreu às 7h40 desta sexta-feira, aos 72 anos, vítima de um câncer na próstata. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 18 de novembro.

O corpo de Quércia chegou às 13h50 ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para ser velado no hall principal. A cerimônia é aberta ao público. O enterro está previsto para as 9h deste sábado, no Cemitério do Morumbi.

O caixão foi recebido por Luiz Antonio Marrey, atual secretário da Casa Civil, e coberto pela bandeira do Estado de São Paulo.

Lalo de Almeida - 20.jul.2010/Folhapress
Orestes Quércia morre aos 72 anos em São Paulo
Orestes Quércia morre aos 72 anos em São Paulo

Quércia desistiu de concorrer ao Senado nas eleições de outubro por causa da doença. Durante o período eleitoral, passou 36 dias internado. Teve alta no dia 6 de outubro, um mês após renunciar à candidatura para senador.

Ao desistir de concorrer a senador, Quércia beneficiou Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), tucano que começou mal nas pesquisas e acabou sendo eleito para a primeira vaga paulista --a segunda ficou com Marta Suplicy (PT).

Com o peemedebista fora da disputa, Aloysio viu seu espaço na TV crescer para 5min29s --disparado o maior entre os candidatos.

Em nota divulgada à imprensa, logo após a desistência, Quércia pediu votos ao tucano. Sua filha Andreia apareceu diversas vezes no horário eleitoral para declarar o apoio da família ao aliado.

Em pesquisa Datafolha do começo de setembro, Quércia tinha 26% nas intenções de voto para o Senado, tecnicamente empatado no segundo lugar com Netinho (PC do B).

Aloysio, na ocasião, estava em quinto lugar, com 12%.

BIOGRAFIA

Ex-radialista, Quércia já foi vereador e prefeito de Campinas, senador, deputado estadual, vice-governador e governador de São Paulo de 1987 a 1991.

Ele foi um dos fundadores do PMDB e presidente do diretório paulista do partido.

Desde que saiu do governo, Quércia não venceu nenhuma eleição. Disputou a corrida presidencial em 1994, o governo estadual em 1998 e 2006 e o Senado em 2002.

Caio Guatelli/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página