Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2010 - 13h47

Mantega diz que Alencar está lúcido, bem disposto e reclamou dos juros

Publicidade

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou neste domingo o vice-presidente José Alencar, internado desde quarta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro grave de hemorragia digestiva.

Mantega afirmou que eles conversaram sobre economia. Brincando, disse que falaram sobre juros e que o vice reclamou, "mas não vou contar o que ele disse".

Ricardo Stuckert/PR
Alencar apresenta quadro estável e recebe visita de Mantega
Alencar apresenta quadro estável e recebe visita de Mantega

Na opinião do ministro, Alencar está se recuperando muito rapidamente e deve ter condições de ir à posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2011.

"Esse é o desejo dele, mas é a opinião de um leigo. Não falei com nenhum médico sobre o assunto."

Ontem, os médicos que cuidam do político afirmaram que Alencar mostrou evolução "surpreendente" no tratamento. Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff não descartam a ida de Alencar à cerimônia. "Vamos ver como ele estará no dia 31", disse Hoff.

Mantega afirmou que o vice está bem disposto, muito lúcido, articulando bem as palavras, fazendo piada e conversando sobre assuntos de governo.

Sobre o elogio que Alencar fez pela manutenção de Mantega no governo Dilma, o ministro disse que ficou muito feliz e que recebeu as palavras com "muito gosto, sobretudo vindo de quem veio: um grande empresário, com longa trajetória política e que entende de economia".

Segundo Mantega, Alencar não foi um vice "amorfo como tantos outros". "Ele teve uma papel maior no governo."

O vice também recebeu hoje a visita de familiares. O quadro de saúde de Alencar é estável neste domingo, segundo informou a assessoria do hospital. Ele não apresentou mais hemorragia e continua recebendo suporte clínico e hemodiálise. No entanto, permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Ele combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos, e já passou por 17 cirurgias.

No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.

No final do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página