Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 18h51

Depois do PT do Nordeste, mineiros cobram por mais espaço no governo Dilma

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Setores do PT de Minas Gerais se encontraram ontem com o presidente do partido, José Eduardo Dutra, para entregar uma lista de reivindicações da região para cargos do segundo escalão do governo Dilma Rousseff.

O desejo do grupo, ligado ao ex-ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), é manter as vice-presidências da Caixa Econômico do Brasil e do Banco do Brasil. Atualmente, eles ocupam, com Édilo Valadares, a vice de Gestão de Pessoas na Caixa, e, com Robson Rocha, também a vice de Gestão de Pessoas, no Banco do Brasil.

Outros pedidos são diretorias na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Furnas Centrais Elétricas, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

"Queremos cargos no segundo escalão que amplifiquem nosso partido no Estado. No caso do Dnit, é importante gente nossa, pois Minas tem a maior malha viária do país. E na Funasa, porque mais de 90% dos nossos municípios são atendidos pela fundação, pois são municípios com menos de 50 mil habitantes", disse o deputado Odair Cunha (PT-MG).

O grupo reclama que apenas o setor do partido ligado ao ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel foi contemplado até agora. O próprio Pimentel foi para um dos ministérios de Dilma: Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Já uma das reivindicações pessoais de Patrus Ananias, segundo Odair Cunha, é virar ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ontem, petistas do Nordeste também reclamaram. Eles querem o controle de companhias estratégicas no Nordeste, como Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), que também são objeto de desejo do PSB que retomou o controle do Ministério da Integração Nacional.

Os petistas do Nordeste querem ainda indicar diretores do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas), hoje com o PMDB, além de apresentar nomes para a BR Distribuidora, representações regionais da Petrobras e o Banco do Nordeste do Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página