Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2011 - 14h28

De Sanctis toma posse no TRF e deixa Satiagraha

Publicidade

DE SÃO PAULO

O juiz Fausto Martin De Sanctis tomará posse amanhã no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região.

Promovido em novembro pelo tribunal, ele teve a nomeação confirmada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 30 de dezembro.

Patricia Stavis - 17.jul.2008/Folha Imagem

De Sanctis ficou conhecido pela atuação na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, ao determinar por duas vezes a prisão do dono do Opportunity, Daniel Dantas.

Ele foi condenado pelo juiz a dez anos de prisão em um dos processos relativos ao caso.

Dantas nega ter cometido os crimes apontados na Satiagraha e recorreu contra a condenação. O plenário do STF também aceitou pedido de habeas corpus dele contra as prisões.

Não foi definido o juiz que ficará no lugar de De Sanctis na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Atualmente, o juiz Marcelo Costenaro Cavali é o substituto.

Antes de deixar o processo da Satiagraha, o juiz negou na segunda-feira mais um pedido de Dantas. O dono de banco queria transferir a ação para a Justiça Federal do Rio de Janeiro, onde mora e está o seu banco, ou para 2ª Vara Criminal Federal de SP, com o argumento da prevenção.

A promoção dada pelo TRF foi decidida de acordo com a vontade de De Sanctis, que se inscreveu no concurso de promoção por antiguidade. O juiz era o primeiro da lista de concorrentes por ter o maior tempo na magistratura na 1ª instância da 3ª Região da Justiça Federal, na qual são julgadas as causas federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De Santis é juiz federal há 19 anos.

Em 2008, auge da Satiagraha, uma vaga por antiguidade também foi aberta no TRF. Na oportunidade, contudo, De Sanctis abriu mão da promoção e não se inscreveu para o concurso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página