Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2011 - 10h26

Marta vence disputa no PT para 1ª vice-presidência do Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O PT decidiu indicar a senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) para a primeira vice-presidência do Senado. A petista disputava o cargo com o senador eleito José Pimentel (PT-CE), que fechou acordo com a petista para um rodízio no cargo: Marta fica por um ano na função e, em 2012, Pimentel assume a primeira vice-presidência.

Marta disse que o fato de ser mulher pesou na escolha do partido. "Ter uma mulher na primeira vice-presidência na primeira gestão da presidente Dilma Rousseff vai ao discurso do que ela falou, que gostaria que as mulheres ocupassem mais espaço neste país", disse a senadora.

Pimentel disse que cedeu a Marta para permitir que uma mulher esteja na Mesa Diretora do Senado logo no início da nova legislatura do Congresso. "Já havíamos definido que a decisão seria uma unanimidade dentro do partido. Vamos continuar homenageando as mulheres", disse.

Os dois travaram uma disputa dentro do PT pela indicação para o cargo. O partido chegou a cogitar levar a disputa para o voto dentro da bancada, mas para evitar desgastes, optou por dividir a primeira-vice entre os dois candidatos.

O mesmo modelo será seguido pelo PT na indicação para a presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, disputada entre os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

O cargo tem importância política para o PT porque o primeiro-vice assume a presidência do Senado sempre que o presidente estiver ausente. O PT chegou a cogitar escolher a primeira-secretaria do Senado, cargo responsável pela administração da Casa, mas preferiu fazer a opção política para garantir à base aliada do governo o comando do Senado nas ausências do presidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página