Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 11h13

Papa nomeia bispos militar, para Caratinga e Belém do Pará

Publicidade

DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 nomeou o prelado Emanuel Messias de Oliveira, de 63 anos, e os sacerdotes Teodoro Mendes Tavares, de 47 anos, e José Francisco Falcão de Barros, de 46, bispos de Caratinga e auxiliares de Belém do Pará e militar, respectivamente, no Brasil, informou nesta quarta-feira o Vaticano.

Oliveira sucede no cargo o bispo Hélio Gonçalves Heleno, que apresentou sua renúncia ao governo pastoral de Caratinga por motivos de idade e foi aceita pelo pontífice.

O novo bispo de Caratinga nasceu em 1948 em Salinas, no Estado de Minas Gerais. É formado em Exegese Bíblica e em línguas orientais pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1976. Em 1998 foi nomeado bispo de Guanhães, cargo que ocupava atualmente.

Tavares, por sua vez, nasceu em 1964 em São Miguel Arcanjo, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Pertence aos Pais Espiritanos e foi ordenado sacerdote em 1993.

É formado em Ecumenismo pelo Trinity College, de Dublin. Nestes anos exerceu atividade de pároco em diferentes cidades brasileiras e é superior dos espiritanos na região da Amazônia.

Já o novo bispo auxiliar militar nasceu 1965 em Paulo Jacinto, em Alagoas. É especializado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas e é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1991. Exerceu cargo de pároco, professor de teologia e chanceler da Cúria diocesana de Palmeira dos Índios e desde 2006 era capelão da Polícia Militar no estado de Alagoas, em Palmeira dos Índios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página