Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 12h32

Comissão analisará aborto e união entre gays, diz deputado

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Eleito por unanimidade nesta quarta-feira para presidir a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) disse que o colegiado não pode deixar de analisar temas polêmicos como o aborto e a união civil de homossexuais.

"Precisamos discutir a organização da família dentro de uma perspectiva moderna, de mudança", afirmou.

Na opinião de Felipe, outros temas a serem analisados pela comissão na área da saúde são o seu gerenciamento e o financiamento. Os pontos são defendidos também pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Sobre mais recursos, há governadores que defendem a volta da CPMF.

Na área de assistência social, o deputado se mostrou preocupado que os cortes do governo atinjam projetos de inclusão social.

O 1º e 2º vice-presidentes da Comissão de Seguridade são, respectivamente, os deputados Padre João (PT-MG) e Dr. Paulo César (PR-RJ). Saraiva Felipe, ex-ministro da Saúde, foi escolhido pelo PMDB como uma resposta às indicações petistas no Ministério da Saúde.

RURALISTA

Na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, os deputados elegeram Giovani Cherini (PDT-RS) como novo presidente. O parlamentar faz parte da bancada ruralista e diz que quer acabar com a "disputa entre os que produzem e os que preservam".

Cherini citou a reforma do Código Florestal como um dos temas mais importantes a serem tratados. O assunto, porém, será discutido no âmbito de uma comissão especial, a ser instalada na tarde desta quarta.

Oziel Oliveira (PDT-BA) foi eleito 1º vice-presidente, o deputado Claudio Cajado (DEM-BA) para 2º vice-presidente e o deputado Penna (PV-SP) para 3º vice-presidente.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Ao ser eleito como presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Claudio Puty (PT-PA) disse que os projetos de reforma tributária a serem remetidos pelo governo deverão ser o foco dos debates na comissão.

Luciano Moreira (PMDB-MA) será o 1º vice-presidente.

Há um acordo entre o PT e PMDB para que se um partido presidir uma comissão, o vice-presidente será da outra legenda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página