Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2011 - 09h41

Ministro do STF defende redução dos juros para homenagear Alencar

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O ministro Carlos Ayres Britto, do STF (Supremo Tribunal Federal), lamentou nesta terça-feira a morte do ex-vice presidente José Alencar ao lembrar seu exemplo de "trabalho e resistência" ao câncer que enfrentou por mais de dez anos.

Britto defendeu a redução dos juros no país como forma de homenagear a memória do ex-vice. "Quem sabe uma maneira de homenagear a memória do José Alencar não seja combatendo esses juros estratosféricos? Ele revelou o óbvio sobre as taxas de juros", afirmou.

Saiba mais sobre a trajetória política de José Alencar
De origem simples, Alencar gostava de contar 'causos'; saiba mais
Alencar: da infância pobre à construção de um império
Dilma e Lula voltam para enterro de Alencar
Leia especial sobre José Alencar

O ministro vai representar o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, na chegada do corpo de José Alencar na Base Aérea de Brasília. Segundo Britto, Peluso cancelou a participação porque tinha uma viagem agendada anteriormente.

Também estarão presentes o presidente em exercício, Michel Temer, e os presidentes da Câmara e Senado, Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP).

Na opinião do ministro, Alencar nunca foi "hostil" à Justiça brasileira. E tinha como uma de suas principais características o bom humor. "Ele tinha a endorfina, o hormônio do bom humor, da atividade", disse. Segundo Britto, Alencar atingiu um "crescimento interior" provocado por uma "viagem de verticalidade no plano interior, espiritual".

HOMENAGENS

O corpo do ex-vice presidente José Alencar vai desembarcar às 10h na Base Aérea de Brasília. Um avião militar Casa, da Força Aérea Brasileira, faz o transporte do corpo de São Paulo à capital federal --onde Alencar será velado até a noite desta quarta-feira.

Uma outra aeronave C-99, da Embraer, trouxe nove integrantes da família de Alencar que vão acompanhar as cerimônias fúnebres em Brasília. Os familiares já chegaram à Base Aérea. Entre os familiares estão a mulher do ex-vice presidente, Marisa Gomes da Silva, e o filho Josué.

Ao contrário do previsto inicialmente, não haverá mais uma cerimônia militar na Base Aérea. Logo que desembarcar, o corpo será transferido para um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros --onde vai desfilar pelas principais avenidas de Brasília até o Palácio do Planalto.

O cortejo será conduzido por quatro jipes militares e dois carros de combate. No Palácio do Planalto, o corpo vai subir a rampa principal para que o velório seja iniciado. A primeira meia-hora será reservada somente para familiares e autoridades. No meio da manhã, o velório será aberto ao público.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página