Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2011 - 12h00

Dilma é melhor avaliada no combate à fome e pior na saúde e impostos

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que a avaliação positiva de 56% do governo Dilma Rousseff se reflete em praticamente todas as suas áreas de atuação. No combate à fome e à pobreza, uma das principais bandeiras do governo petista, a avaliação positiva em março somou 61% --contra 33% que desaprovam as ações do Executivo nesse campo e 6% de indecisos.

O mesmo cenário se repete no combate ao desemprego: 58% avaliam como positivas as ações do governo no setor, contra 35% que desaprovam e 7% de indecisos. Em relação às ações para preservação do meio ambiente, o governo Dilma teve avaliação positiva por 54% dos entrevistados.

O governo teve avaliação negativa dos entrevistados em três setores: segurança pública, saúde e cobrança de impostos. Na área de segurança, 49% dos entrevistados desaprovaram o governo federal, contra 44% que aprovam.

Já na saúde, a avaliação negativa é maior: 53% desaprovam as ações do governo contra 41% que aprovam. Percentual semelhante está na cobrança de impostos: 53% desaprovam as taxações impostas pelo governo, contra 36% favoráveis.

O governo foi bem avaliado nas áreas de educação e combate à inflação. No total, 52% dos entrevistados consideram positivas as ações de Dilma na área de educação, contra 43% que desaprovam. No combate à inflação, 48% aprovam a presidente contra 42% que desaprovam.

Entre os entrevistados, 40% defendem que o combate à inflação deve ser prioritário em relação às demais políticas do governo. Outros 44% defendem que ele tenha prioridade semelhante a outras ações do Executivo e 9% consideram que o tema não deve ser prioritário para o governo.

Em relação à taxa de juros básica da economia imposta pelo Banco Central, houve empate de 43% entre os que aprovam e desaprovam o seu percentual. Outros 14% se mostraram indecisos.

NOTICIÁRIO

A pesquisa mostra, ainda, que a discussão sobre o salário mínimo e a visita do presidente Barack Obama (Estados Unidos) ao Brasil foram os assuntos mais lembrados pelos brasileiros em março.

Em terceiro lugar aparece o aumento da inflação e do preço dos alimentos, seguido pelo noticiário da posse da presidente Dilma e seu ministério.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de março, com 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página