Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2011 - 19h29

Afastamento de promotores citados no mensalão do DEM acaba na 3ª feira

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Acusados de participação no mensalão do DEM, promotores do Distrito Federal Leonardo Bandarra e Déborah Guerner poderão voltar ao cargo na próxima terça-feira, quando termina o prazo do afastamento de 120 dias determinado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) em dezembro.

Segundo despacho do conselheiro, Luiz Moreira Gomes Júnior, o período máximo de afastamento de um promotor do cargo é de 120 dias ou com o encerramento do processo. Luiz Moreira respondeu uma consulta feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

O retorno de Bandarra ainda é incerto. Interlocutores dizem que ele avalia se entrará com pedido de férias.

Bandarra e Débora respondem a processo administrativo no conselho que investiga se eles receberam propina do suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina que envolve ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.

Na quarta-feira, Luiz Moreira, que é relator do caso no CNMP, pediu a demissão dos promotores. Na avaliação do relator, eles devem ser demitidos por "violação do sigilo profissional com a solicitação e obtenção de recompensa" e a "exigência de pecúnia".

"O escalão em que o fato ocorreu, a soma dos valores envolvidos e a posição socioeconômica que lhes assegurava a condição de membros do Ministério Público recomendam a mais grave sanção possível: demissão", sustenta o relator.

O julgamento dos dois foi paralisado na quarta-feira por um pedido de vista do conselheiro Achiles Siquara e deve ser retomado no dia 17 de maio.

O CNMP não tem poderes para demitir os acusados. O pedido será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República, que poderá entrar com ação na Justiça para demiti-los.

Os advogados dos acusados dizem que os depoimentos não foram contemplados na íntegra pelo relator.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página