Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 11h14

STF pede informação à Procuradoria sobre réus do mensalão

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu à PGR (Procuradoria-Geral da República) que informe se dois denunciados na ação penal 470, do mensalão, são investigados no inquérito 2474.

Só depois da resposta do procurador-geral o ministro vai analisar o pedido dos denunciados, que pedem para ter acesso aos autos desse inquérito.

No pedido ao STF, eles afirmam que notícias jornalísticas têm dado conta de que provas produzidas neste inquérito serviriam de base para o julgamento da ação penal 470.

Barbosa pediu a informação ao Ministério Público já que se tratam de dois processos distintos e "os dados constantes do presente inquérito não serão utilizados na análise dos fatos objeto da ação penal 470, por tratarem de fatos diversos".

O ministro do STF afirma que os autos do inquérito 2474 permanecem em sigilo e estão com a PGR para manifestação. "Vale dizer, o segredo de Justiça limita o acesso aos autos exclusivamente aos advogados dos investigados e, por ora, não há notícias de que os peticionários sejam sujeitos passivos das investigações."

NOVO RELATÓRIO

A Polícia Federal produziu um novo relatório sobre o caso mensalão.

O relatório confirma em detalhes que existiu um esquema de desvio de dinheiro público para o PT e partidos aliados do governo no Congresso. O texto traz as conclusões de um inquérito aberto em março de 2007 para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários.

Segundo o blog do Josias, o novo relatório não será anexado à ação penal que corre no STF, pois vai compor outro processo que corre em segredo no Supremo desde 2007 e se encontra ainda na fase de inquérito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página