Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2011 - 19h49

Janete Capiberibe é diplomada deputada no Amapá

Publicidade

JEAN-PHILIP STRUCK
DE SÃO PAULO

Janete Capiberibe (PSB-AP) recebeu no final da tarde desta quarta-feira (1º) o diploma de deputada federal. A entrega ocorreu numa cerimônia realizada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá.

Deputada federal mais votada no Amapá nas eleições do ano passado, Janete havia tido o registro indeferido após ser enquadrada na Lei da Ficha Limpa. Agora, ela deve ser a primeira deputada eleita em 2010 a tomar posse no Congresso após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido, em março, que a lei não valeu para as eleições passadas.

Janete deve assumir a vaga da deputada Marcivânia Rocha (PT). Sua posse na Câmara ainda não tem data marcada. Após a diplomação, a deputada deve notificar a Casa, que vai reunir a Mesa Diretora e definir como será a posse. Os advogados de Janete afirmam acreditar que o procedimento deve demorar uma semana.

Mãe do atual governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), Janete havia sido cassada em 2006 por suspeita de compra de votos nas eleições de 2002. João Capiberibe, seu marido e à época senador pelo Amapá, foi cassado em 2005 após ter sido acusado pelo mesmo crime.

O casal sempre negou as acusações. Os Capiberibe afirmam ter sido vítimas de uma armação promovida pelo senador licenciado Gilvam Borges (PMDB), que à época ficou com a vaga de João após ele ter sido cassado.

Segundo os Capiberibe e ex-funcionários de Borges, o peemedebista pagou falsas testemunhas para depor contra o casal. Borges nega as acusações.

João Capiberibe, que foi eleito senador no ano passado, ainda recorre no STF para validar o registro da sua candidatura e ser diplomado. Nas eleições passadas, ele foi eleito para o Senado, ficando em segundo lugar no Amapá, após ter tido seu registro indeferido com base na Ficha Limpa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página