Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2011 - 13h34

Primeiros ministros do STJ nomeados por Dilma tomam posse

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os primeiros ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) nomeados pela presidente Dilma Rousseff tomam posse às 16h desta segunda-feira (13), na sede do tribunal.

Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Boas Cuêva e Sebastião Alves Júnior vêm da cota destinada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

No dia 10 de maio, os ministros foram aprovados em sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e pelo plenário da Casa.

A nomeação pela presidente da República foi publicada na edição de 20 de maio do "Diário Oficial" da União.

Os novos ministros começam a participar das sessões de julgamento a partir desta terça-feira (14).

Ferreira e Cuêva vão integrar, respectivamente, a Quarta e Terceira Turmas, responsáveis por julgar questões de direito privado. Alves Júnior, por sua vez, vai compor a Sexta Turma, competente para julgar questões de direito penal e previdenciário.

PERFIL

Antônio Carlos Ferreira, 54, é bacharel em direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), formado em 1981. É advogado de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 25 anos, ingressando na instituição por meio de concurso público. Foi diretor jurídico da Caixa e é presidente do conselho da Escola de Advocacia da Universidade Caixa. Irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, ocorrida em setembro de 2007.

Ricardo Villas Boas Cuêva, 48, é bacharel em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em direito tributário pela Harvard Law School. É também doutor em direito tributário ambiental pela Johann Wolfgang Goethe Universität, da Alemanha. Atuou como procurador do Estado de São Paulo e da Fazenda Nacional e, ainda, como conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). De 2002 a 2004, foi professor de direito empresarial do Ibmec Educacional S/A, em São Paulo. Ficará com a vaga de Nilson Naves, aposentado em abril de 2010.

Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46, é mineiro, bacharel em direito pela UnB (Universidade de Brasília) e especialista em direito público pela PUC-MG. Atuou como advogado da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A) e da Companhia Nacional de Saúde Mental, e foi consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional. Também foi chefe da assessoria jurídica da EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) de 1998 a 2003 e coordenador-geral da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) entre 1998 e 1999. Ocupará o assento do ministro Humberto Gomes de Barros, aposentado em julho de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página