Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 18h01

Município de Magé (RJ) vai eleger novo prefeito dia 17 de julho

Publicidade

DE SÃO PAULO

O município de Magé, no Rio, realizará eleições para prefeito e vice no dia 17 de julho. O novo pleito, definido pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), terá de ocorrer devido à cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL). Eles não poderão participar das eleições do dia 17.

Em setembro de 2009, a Justiça determinou o afastamento de Núbia, acusada, pelo Ministério Público, de formação de quadrilha e peculato em razão de supostas fraudes na folha de pagamento do município e em licitações na compra de uniformes escolares.

Os partidos têm de hoje (14) até quinta-feira (16) para realizar as convenções que definirão os candidatos, que devem ser registrados até as 19h do dia 17. Caso exerçam cargos públicos, os candidatos escolhidos têm 24 horas para a desincompatibilização.

JUSTIÇA ELEITORAL

Em março de 2009, a Justiça Eleitoral cassou o registro e o diploma de Núbia por "uso indevido de meio de comunicação". Em setembro do ano passado, o TRE-RJ manteve a decisão.

Segundo o TRE-RJ, nas eleições de 2008, Núbia teria distribuído 50 mil exemplares de um jornal em que criticava sua concorrente no pleito, Narriman Zito (PRB), com manchetes como: "rainha do superfaturamento" e "isso sim é corrupção".

Núbia também foi condenada pelo envolvimento de funcionárias da prefeitura na distribuição do jornal em horário de expediente e pela distribuição de 5.000 panfletos sobre um programa social da prefeitura suspenso pelo Ministério Público Eleitoral.

A 110ª Zona Eleitoral decretou sua inelegibilidade por três anos e imputou-lhe multa no valor de R$ 106.410.

O atual prefeito de Magé, Anderson Cozzolino, é irmão de Núbia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página