Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 18h01

Empresa diz que houve erro ao ser eliminada de licitação do BB

Publicidade

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

A empresa de cobrança Rede Brasil Gestão de Ativos, eliminada pelo Banco do Brasil de licitação por ter apresentado documento irregular, diz que houve um erro material do banco que emitiu o atestado técnico.

Como a Folha mostrou na edição desta terça-feira, a Rede Brasil e outras duas empresas foram contratadas pelo BB para fazer cobrança extrajudicial de dívidas, após elas terem sido eliminados em outro Estado na mesma licitação.

BB contrata firmas que ele excluiu por suspeita de fraude

No caso da Rede Brasil, ela foi contratada em maio para cobrar dívidas de correntistas do Sudeste. Segundo ata publicada pelo BB, a empresa foi excluída em março da licitação da filial de Brasília. "Após diligências ao Banco John Deere, este não confirmou as quantidades informadas no atestado de capacidade técnica", diz ata do BB que eliminou a empresa.

O Banco John Deere disse ao BB que "declarou um número de clientes informados a pedido da Rede Brasil e estes números não fazem parte da nossa carteira de cobrança".

A direção da Rede Brasil afirma que houve um erro material do John Deere. "Prestávamos serviços dentro do John Deere, os números são deles. Mandamos um e-mail reproduzindo o edital e a pessoa do banco simplesmente copiou e não alterou os números. Foi um erro material, porque pedimos que fosse informado o número dos serviços prestados. Houve um lapso funcional e o Banco do Brasil foi informado", diz a diretora da Rede Brasil, Mariane Cardoso.

De acordo com o gerente de licitações da empresa, Francisco Daut, o atestado que foi considerado irregular pelo BB não foi utilizado em outros Estados. "Apresentamos os números do Estado para qual estávamos concorrendo. Portanto, não há risco dos documentos apresentados na licitação que vencemos serem considerados irregulares porque não apresentamos o do John Deere, que foram emitidos para a disputa de outra região", disse.

Segundo o BB, o caso da Rede Brasil está em fase de diligências preliminares, que pode ter dois resultados: o arquivamento ou a abertura de processo administrativo.

O edital da licitação afirma que o uso de atestado falso pode resultar na suspensão de empresas e na rescisão de contratos, após a abertura de processo administrativo. A punição vale para o Banco do Brasil e suas subsidiárias.

Nesse tipo de disputa, as empresas que comprovarem que já prestaram serviços de cobrança de dívida para outros bancos ganham a licitação --daí a importância dos atestados. A classificação é feita conforme a quantidade de serviços prestados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página