Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2011 - 11h48

Inflação está sob controle e ficará abaixo do teto, diz Mantega

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
ANA FLOR
DE BRASÍLIA

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira (26) que a inflação está sob controle e que o país conseguirá manter a meta, abaixo do teto (6,5%), como vem fazendo desde 2005.

"A inflação está sob controle e o governo continuará vigilante", disse o ministro. As declarações foram feitas em reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

Mantega disse que o combate à inflação é prioridade do governo Dilma Rousseff. O ministro reforçou a fala da presidente na semana passada e disse que as medidas adotadas pelo Planalto não terão prejuízo para o crescimento.

"O governo não economizou esforços para manter a inflação sob controle e em função disso posso dizer que a inflação está sob controle. Vamos cumprir os limites do regime de meta da inflação. Ficaremos abaixo do limite superior, mostrando que o combate à inflação é prioridade e vamos manter essa prioridade. A inflação está em uma trajetória descendente."

O ministro destacou que as medidas para enfrentar a inflação foram diferentes das tomadas pelos governos anteriores.

"O combate, embora implacável, não chegou ao ponto de derrubar a economia brasileira, como ocorreu em outros tempos. Antigamente, combater a inflação trazia para baixo o crescimento, aumentava o desemprego."

Mantega voltou a reclamar da guerra cambial. "Não vamos deixar a guerra cambial nos derrotar. Estamos intensificando a defesa comercial do país para não deixar que nosso mercado de manufaturados seja prejudicado por outros países. Até os Estados Unidos estão sendo usados como países de triangulação das exportações pró-Brasil. Por isso, talvez os EUA estejam com superavit comercial em relação ao Brasil."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página