Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2011 - 13h43

Superintendente do Dnit no RS reclama da falta de diretores

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Rio Grande do Sul, Vladimir Casa, disse nesta sexta-feira (29) que a "confusão" no órgão e a indefinição nos cargos de diretoria podem levar à paralisação de obras.

Segundo ele, faltam diretores para assinar a liberação de recursos para o andamento normal dos projetos.

"Estamos preocupados com o andamento das nossas obras. Esta confusão dentro do órgão acaba criando incertezas. A própria falta de diretores em Brasília faz com que muitas decisões que dependem diariamente deles sejam postergadas."

Casa disse que o órgão "tem que voltar ao seu ritmo normal em todas as instâncias" para que não ocorra a paralisia. Mas afirmou que a "tendência" é que a situação seja resolvida logo.
"Se daqui a 30 dias o órgão ainda estiver com problemas de diretoria, falta de gente que faça a liberação de recursos, as obras poderão começar a parar."

Ele também lamentou o atraso nas licitações, que só no Estado somam cerca de R$ 1,5 bilhão. Elas foram suspensas para reavaliação no começo da crise no Ministério dos Transportes. Neste mês, 19 servidores já foram exonerados, a maioria ligada ao Partido da República.

ADITIVOS

O superintendente gaúcho defendeu ainda os aditivos nos contratos de obras do órgão. Casa afirma que o recurso representa apenas uma alteração na quantidade de serviços executados em uma obra.

"Eles vêm de equívocos, falhas ou fatos imprevistos na fase de projeto. Se não for permitido isso, a solução é ter um tempo maior para os projetos para que eles possam ser feitos de maneira mais cuidadosa."

Outra alternativa, diz, seria fazer uma licitação a parte para cada etapa não prevista, o que geraria prolongados atrasos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página