Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2011 - 13h18

Em reunião, Dilma não cobra explicações sobre nova denúncia

Publicidade

BRENO COSTA
NÁDIA GUERLENDA CABRAL
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff não cobrou explicações do senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, sobre as denúncias feitas pelo seu irmão Oscar Jucá Neto, ex-diretor financeiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a respeito de corrupção no Ministério da Agricultura.

O senador era um dos participantes da reunião de coordenação do governo, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto. O novo líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), participou da reunião pela primeira vez.

Segundo a ministra Helena Chagas (Comunicação Social), que apresentou um resumo da reunião à imprensa, as denúncias a respeito da pasta da Agricultura, comandada pelo PMDB, principal aliado do governo, não foram abordadas na reunião. Também não está prevista, segundo a ministra, uma conversa entre a presidente e Jucá para discutir o assunto.

Em entrevista à revista "Veja", o irmão de Jucá, exonerado após determinar o pagamento de R$ 8 milhões a um armazém em nome de laranjas, acusa o ministério comandado por Wagner Rossi (PMDB), afilhado político do vice-presidente Michel Temer, de retardar um pagamento determinado pela Justiça ao armazém Caramuru.

O motivo seria uma tentativa de negociar um aumento artificial de R$ 5 milhões no valor a ser pago ao armazém, de forma que esse valor fosse embolsado por autoridades do ministério. A Conab também teria vendido um terreno em área valorizada de Brasília por um quarto do valor de mercado a um vizinho do senador Gim Argello (PTB-DF), também com influência política dentro do ministério. Rossi nega as acusações.

A ausência de cobranças de Dilma em relação ao caso contrasta com a atitude tomada por ela na crise dos Transportes, comandado pelo PR, quando determinou uma "faxina" no ministério após suspeitas de irregularidades levantadas pela imprensa e que já resultou em 22 demissões, entre elas a de Alfredo Nascimento (PR-AM), que comandava a pasta.

POLÍTICA INDUSTRIAL

A reunião, segundo Helena Chagas, foi dominada pela discussão da agenda prioritária do governo com a volta do Congresso Nacional ao trabalho, após recesso de 15 dias.

Amanhã, a presidente assina medida provisória com a definição da nova política industrial do governo. O texto final foi acertado durante o fim de semana por técnicos da área ecomômica. Os detalhes sobre a desoneração da indústria estão sendo mantidos em sigilo. O plano, já batizado de "Brasil Maior", será lançado amanhã, em cerimônia no Planalto.

Também na área tributária, na semana que vem a presidenta deverá anunciar as mudanças nas regras do Super Simples, que será enviado ao Congresso na forma de projeto de lei complementar.

Até setembro, a presidente quer enviar ao Legislativo outros quatro projetos de lei: Lei Geral da Copa, os marcos legais da internet e da mineração, além da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que trata da alteração da DRU (Desvinculação das Receitas da União), que permitirá maior liberdade de movimentação orçamentária ao governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página