Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2011 - 14h39

Lula elogia escolha de Celso Amorim para Ministério da Defesa

Publicidade

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA A BOGOTÁ

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta sexta-feira (5) em Bogotá a nomeação de Celso Amorim para o Ministério da Defesa e afirmou que a escolha da presidente Dilma Rousseff não deve ser tema de discussao nas Forças Armadas.

"Penso que quando a gente analisa a competência intelectual, a competência de homem de Estado de Celso Amorim, tem poucos iguais a ele no Brasil", disse Lula.

"Celso é politicamente muito hábil e acho que ele vai dar sequência ao trabalho extraordinário que o ministro Jobim vinha fazendo."

Questionado sobre as críticas de setores militares à nomeação do ex-chanceler, Lula respondeu: "Não sei se cabe aos militares gostarem ou não gostarem. Ou seja, quando a presidente indica uma pessoa, está indicada. Ela é chefe suprema das Forças Armadas, indicou o ministro e acabou. Não se discute".

O ex-presidente lamentou a saída de Jobim, que permaneceu na pasta da Defesa no governo Dilma por influência dele. "A presidente escolheu bem, acho que não deveria ter acontecido o que aconteceu. Não sei o que aconteceu com o ministro Jobim, que era altamente qualificado para o cargo. Mas aconteceu. Agora é tocar o barco. Como diria um bom sindicalista: a luta continua!"

Lula teve seu segundo e último dia de compromissos na Colômbia. Na quinta-feira (4), ele participou de um fórum de investimentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e, nesta sexta-feira, fez uma palestra sobre desnutrição infantil.

O ex-presidente disse ainda que não considera um problema a queda de três ministros do gabinete de Dilma em sete meses: "Não [é muito]. Às vezes pode ser até mais. Quando a gente tira parece estranho. Chega na época da eleição, aparece 30 para pedir para você para sair."

Segundo o petista, "o Brasil está preparado para qualquer coisa".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página