Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2011 - 21h16

Protesto bloqueia Transamazônica perto da usina de Belo Monte

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE BELÉM

Cerca de 3.000 representantes de associações e sindicatos rurais fecharam nesta terça-feira (30) um trevo na rodovia Transamazônica que liga os municípios de Altamira e Vitória de Xingu ao canteiro de obras da usina de Belo Monte, no Pará, para cobrar políticas sociais na região.

A manifestação impediu durante todo o dia o acesso de ônibus com 500 trabalhadores que iam à área onde a hidrelétrica está sendo construída.

A Polícia Rodoviária Federal chegou a abrir passagem por uma estrada de um terreno particular, mas a via também foi fechada pelos manifestantes.

O grupo bloqueia o km 626 desde as 9h. Os manifestantes representam 13 municípios, liderados pela Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e pela Fundação Viver, Produzir e Preservar.

Eles pedem assistência nos assentamentos, ações públicas de moradia, melhorias nas estradas vicinais e eficiência do programa "Luz Para Todos", do governo federal. Conforme a pauta de reivindicações, somente 40% da região foi atendida pelo programa.

"Se o governo federal tem dinheiro para gastar com uma grande obra [Belo Monte], deveria acelerar o desenvolvimento da região", diz Pedrinho dos Santos, coordenador regional da Fetagri. Segundo ele, até o momento nenhum representante do governo se apresentou para negociar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página