Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2011 - 08h17

Documento do PT critica a política de juros

Publicidade

CATIA SEABRA
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Mesmo um dia depois de anunciada a redução da taxa básica de 12,50% para 12% ao ano, o comando do PT apresentou documento em que aponta a atual política de juros como obstáculo para o Brasil.

O texto --apresentado à Executiva do PT como proposta de resolução para o 4º Congresso do partido-- classifica como necessários o controle cambial e a redução da taxa de juros.

"A redução dos juros, o controle da inflação e do câmbio são fundamentais para a elevação da taxa de investimento (hoje, em menos de 19%), em especial para o crescimento da indústria (entre 2004 e 2010, enquanto o PIB cresceu 4,4% a indústria avançou apenas 2,9%", diz.

A "geração de recursos para enfrentamento dos gargalos de infraestrutura herdados de décadas de baixo crescimento e descaso" também são apontados, no documento, como desafio do governo Dilma Rousseff.

Produto da colaboração de diferentes correntes do PT, o documento foi consolidado pelo presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, e será apresentado aos delegados do partido na noite desta sexta-feira (2). Haverá prazo para emendas até a tarde de amanhã.

Questionado sobre a menção aos juros mesmo após o anúncio do governo, Falcão afirmou que o documento é de longo prazo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página