Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2011 - 20h33

Crise econômica é 'mais complexa' que a de 2008, diz Dilma

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O cenário econômico mundial foi o assunto que dominou o pronunciamento à nação da presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira. Dilma aproveitou a fala na véspera da comemoração do Sete de Setembro para afirmar que, embora reconheça que a crise atual "é mais complexa que aquela de 2008", ela "não ameaça fortemente" o Brasil.

A presidente ainda citou programas e iniciativas do governo para melhorar a qualidade da saúde no país e lembrou que o combate à corrupção é uma "ação permanente, inquebrantável" do país.

Restrições fiscais podem agravar crise econômica, diz Unctad
Mantega classifica crise de 'preocupante' em reunião com Dilma
Ideli afirma que equipe econômica está em 'vigilância permanente'

"O mundo enfrenta os desafios de uma grave crise econômica e cobra respostas novas para seus problemas. [...] Os países ricos se preparam para um longo período de estagnação ou até de recessão, mas a crise não ameaça fortemente porque o Brasil mudou para melhor", disse Dilma em seu discurso, de cerca de 11 minutos.

Ela citou os bons índices de geração de emprego e renda para reforçar que o Brasil está preparado para enfrentar a crise econômica internacional. "O crédito continua crescendo e a inflação está sob controle. Os juros voltaram a baixar e a estabilidade economia está garantida", completou. A presidente afirmou ainda que uma das formas de combater a crise é defender o mercado interno.

CORRUPÇÃO

O combate à corrupção também fez parte do discurso da presidente. "Um país que com o mal-feito não se acumplicia jamais, e que tem a defesa da moralidade e o combate à corrupção uma ação permanente, inquebrantável", afirmou a presidente em seu discurso, gravado na manhã desta terça-feira no Palácio da Alvorada.

Desde o início do governo, Dilma perdeu três ministros (Agricultura, Transportes e Casa Civil), além do ministro Nelson Jobim (Defesa), que deixou o cargo após constrangimentos com o governo.

SAÚDE

A presidente citou iniciativas do governo para garantir uma melhor qualidade dos serviços de saúde pública e afirmou que "dá pra contar nos dedos os países ricos que oferecem saúde gratuita e de qualidade".

Ela citou iniciativas do governo de prevenção do câncer de mama e colo de útero e o empenho do governo no combate às drogas, especialmente o crack. "Em uma ponta estamos implantando o sistema mais amplo e permanente de controle das nossas fronteiras, para evitar entrada de drogas e armas de outros países. Na outra ponta vamos lançar dentro de alguns dias uma grande rede de cuidados em saúde mental, crack, álcool e outras drogas", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página