Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2011 - 17h38

Carro avança sobre manifestantes durante ato anticorrupção em Curitiba

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Um veículo avançou duas vezes, de ré, em direção aos manifestantes que protestavam contra a corrupção nesta quarta-feira (12), em Curitiba. Ninguém foi atingido.

Cerca de 500 pessoas participavam do protesto no momento --a maioria eram jovens, com idades entre 15 e 20 anos.

O carro, dirigido por um homem que aparentava ter cerca de 25 anos, tentava escapar do bloqueio da avenida Cândido de Abreu durante o protesto. Ele avançou sobre o canteiro central e pegou a pista que estava livre, no sentido contrário, passando entre alguns manifestantes.

No momento em que o carro cruzou o protesto, alguns jovens protestaram com gritos e deram tapas na carroceria. O carro acelerou e, em seguida, perseguido por cerca de 20 pessoas, parou, deu ré e avançou sobre os manifestantes, que recuaram.

O gesto foi repetido uma outra vez, alguns segundos depois, mais à frente. Os manifestantes não conseguiram parar o carro e, depois, foram desencorajados da perseguição por algumas lideranças do protesto.

A Polícia Militar não acompanhava a manifestação no momento do incidente.

INTERNET

Os integrantes do protesto se mobilizaram pela internet. Eles saíram da praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, por volta das 14h30, e caminharam até a sede do governo estadual, no bairro Centro Cívico.

Segundo os participantes, cerca de mil pessoas chegaram a integrar a passeata em seu início.

Os jovens carregavam faixas pedindo a qualificação da corrupção como crime hediondo, a criação de varas exclusivas para o julgamento da corrupção no Judiciário e o fim do voto secreto no Legislativo.

Entre os grupos que se identificaram no protesto, estão o Anonymous (que "luta contra o que está errado, e a corrupção é o principal motivo de as coisas estarem erradas", segundo um dos integrantes do grupo) e o Libertários, que está reunindo assinaturas para se tornar um partido político, com o objetivo de "diminuir o Estado".

"Nosso objetivo único é reduzir o governo. A gente paga muito imposto, não temos eficiência e eles [os governantes] só ficam atendendo interesses de empresários, interesses próprios", diz Leopoldo Castilho, 23, um dos integrantes do grupo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página