Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2011 - 20h12

Mato Grosso do Sul dá pior resultado ao PSD de Kassab

Publicidade

DO VALOR

Nenhum prefeito, nenhum deputado estadual e nenhum deputado federal. O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não encontrou terreno fértil no Mato Grosso do Sul.

O Estado é o que apresenta o pior resultado na boa safra de filiações que fará do recém-nascido partido.

Na terra do polêmico governador André Puccinelli (PMDB), o PSD conseguiu atrair apenas dois vice-prefeitos e 62 vereadores (metade deles do DEM), espalhados pelos 78 municípios. "Aqui, só existe o lado de cá e o lado de lá. Da situação ninguém sai; o governador não deixa. E da oposição também não, porque é o PT", justifica o empresário Antônio João Hugo Rodrigues, presidente estadual do PSD no Estado.

Antônio João, dono do maior grupo de comunicação do Mato Grosso do Sul, espera construir um espaço político que não existe: o da terceira via.

"Aqui é diferente do resto do país. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Se eles pedirem para alguém se jogar de um prédio, o sujeito pula", diz.

O empresário pretende concorrer à prefeitura da capital, Campo Grande. Mas terá pela frente a máquina do Estado. O deputado federal Edson Giroto, que saiu do PR, legenda pela qual foi eleito, voltou para o PMDB e é o pré-candidato do grupo do governador.

Há dois anos, num encontro com empresários do setor de cana de açúcar, Puccinelli disse que o então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, "é veado e fuma maconha" e que, se ele fosse a Campo Grande, "ia correr atrás dele e estuprá-lo em praça pública".

Curiosamente, o Mato Grosso do Sul é o Estado pelo qual o secretário-geral da sigla, Saulo Queiroz, elegeu-se deputado federal por quatro vezes.

O desempenho pífio do PSD também ocorre ao lado do Mato Grosso, uma das unidades da federação onde a legenda está mais bem organizada.

Ali, o partido filiou três dos oito deputados federais e fez um arrastão que atraiu 50 do total de 141 prefeitos.

O Espírito Santo é o segundo Estado mais fraco do PSD. Também não tem deputados federais e estaduais, mas conta com cinco prefeitos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página