Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2011 - 21h36

Ao defender sigilo, Collor diz que país precisa de salvaguardas

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Ao voltar a defender o sigilo eterno dos documentos oficiais, o senador Fernando Collor (PTB-AL) disse nesta segunda-feira que, se o Senado aprovar o texto da Câmara com prazo máximo de 50 anos para acesso restrito a papéis, o "Brasil será o primeiro país a abrir todas as suas informações".

Segundo ele, é preciso garantir "salvaguardas" sobre a integridade territorial do país, acesso à tecnologia sensível e a questões de segurança nacional. O plenário do Senado deve votar nesta terça-feira a proposta que trata do acesso a documentos públicos nos três Poderes da República, em todos os níveis de governo.

Senado deve votar amanhã projeto sobre Lei do Sigilo
Collor ganha novo prazo para liberar votação da lei do sigilo
GSI responde requerimento de Collor sobre lei do sigilo
Base manobra para reverter suspensão de Collor à lei do sigilo

Collor é contra um prazo máximo para liberação dos documentos, o que garantiria o sigilo eterno. Em conversas com senadores, disse que pretende apresentar voto em separado defendendo esse ponto.

Durante reunião da Comissão de Relações Exteriores, o senador defendeu a separação de informações entre ações de governo, que devem ser totalmente divulgadas, e dispositivos de Estado.

"É necessário haver esse tipo de salvaguarda. Nenhum país do mundo abriu mão dessa salvaguarda. Se for aprovado e sancionado sem vetos, o Brasil será o primeiro pais a abrir todas as suas informações. Não somente das ações que o governo vem desempenhado, mas as informações que estão guardadas com as devidas salvaguardas porque dizem respeito à soberania nacional, integridade territorial e a tecnologia sensível que o país detém.

O senador desqualificou o texto da Câmara e que foi mantido em duas comissões no Senado. Collor lembrou que o projeto original encaminhado pelo ex-presidente Lula, previa o sigilo eterno.

"Estamos tentando resgatar esse projeto que foi debatido e discutido por nove ministérios e é de se entender que esse projeto tem mais chances de estar mais adequado às necessidade da sociedade brasileira do que o projeto emendado na Câmara e aprovado em votação simbólica."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página