Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
24/03/2012 - 07h00

Espetáculo é inspirado na obra de Hélio Oiticica

Publicidade

DE SÃO PAULO

O trabalho do artista plástico Hélio Oiticica (1937-1980) serve de inspiração para os bailarinos da Companhia da Dança Mariana Muniz. Até o dia 18/4, o grupo vai apresentar o espetáculo "Nucleares na Rua" em três pontos da cidade de São Paulo.

A coreografia foi concebida com base em estudos sobre os "núcleos", obras produzidas pelo artista carioca a partir de 1960. As instalações de Oiticica eram compostas por placas de madeira pintadas com cores quentes e penduradas por fios de nylon no teto e eram vivenciadas pelo público, convidado a percorrer o espaço e interagir com o material.

Divulgação
Companhia de dança Mariana Muniz apresenta o estepáculo "Nucleares de Rua", inspirado na obra de Hélio Oiticica
Companhia de dança Mariana Muniz apresenta o estepáculo "Nucleares de Rua", inspirado na obra de Hélio Oiticica

"Inspirados no conceito dos 'núcleos', usamos faixas de chita, um tecido que nos fascinou por ser muito colorido. Elas servem para delimitar, impedir e prolongar os movimentos dos bailarinos. É o corpo do interprete que dá vida ao tecido quando se move junto a ele", diz a atriz e bailarina Mariana Munis, criadora da coreografia.

"Nucleares de Rua" faz parte de uma trilogia de espetáculos da companhia baseados em pesquisas das criações de Hélio Oiticica. Os outros dois trabalhos são "Parangolés" e "Penetráveis".

Tudo começou em 2007, quando Mariana Muniz entrou em contato com a obra de Oiticica: "Assisti ao filme de Ivan Cardoso [cineasta carioca que registrou trabalhos do artista plástico] e percebi que o parangolé, obra criada por Hélio Oiticica com tecidos coloridos, só ganhava vida quando entrava em contado com os movimentos do corpo dele", conta.

O espetáculo será apresentado em três Centros Educacionais Unificados, onde haverá ainda um bate-papo com a coreógrafa e com os bailarinos depois de cada sessão.

Saiba mais sobre este evento.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página