Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
24/08/2010 - 17h08

Feira de trocas itinerante movimenta leitores em busca de novidades

Publicidade

NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO

Newton Santos/Hype
Sheila Barreto, 33 anos, e Flávio Barreto, 35, com a filha Cecília, de 7, em feira de troca de livros, promovida pela Prefeitura de São Paulo, e realizada no Parque Piqueri no Tatuapé. Foto: Newton Santos / Hype
Sheila e Flávio Barreto, com a filha Cecília, em feira de troca de livros promovida pela Prefeitura de São Paulo

Enquanto uma longa fila de carros se formava no Anhembi, na região norte, onde ocorre até hoje a 21ª Bienal do Livro de São Paulo, um animado grupo garimpava exemplares no parque Piqueri, no Tatuapé, no último domingo. Sem tumulto ou preocupação com os preços, eles participavam da feira de trocas promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

O princípio da feira é simples: basta levar um exemplar em bom estado e trocar por outro exposto em uma das três mesas (literatura geral, literatura infantojuvenil e gibis). As únicas publicações vetadas são os livros didáticos. O evento ocorre sempre em um parque municipal, das 10h às 15h.

O empresário Flávio Barreto, 35, sua mulher, Sheila Matsumoto Barreto, 33, e a filha, Cecília, 7, aproveitavam o domingo para buscar novos exemplares. "Trouxe muitos gibis para trocar e alguns livros esquecidos em casa", disse Flávio, já com "Lolita", de Vladimir Nabokov, nas mãos. Na área dos quadrinhos, Cecília se divertia.

Os gibis estão entre os itens mais trocados. Há muitos números da Turma da Mônica e dos personagens da Disney. Os clássicos da literatura estão em segundo lugar em procura.

"A ideia é intercalar uma feira em uma região mais desenvolvida com outra em uma área mais carente. Assim, conseguimos arrecadar obras mais relevantes e levá-las para onde o público mais precisa", explica Marta Nosé, coordenadora dos serviços de extensão da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. No último fim de semana, foram feitas 3.109 trocas. No ano, o total chega a 11.161.

A aposentada Evanice Mello Pires, 51, decidiu fazer trocas para compor um acervo específico. "Sou voluntária no Hospital do Câncer A. C. Camargo, onde conto histórias para crianças, e vim para buscar novos livros", conta.

Outra chance para renovar a biblioteca é a feira itinerante do Senac. A próxima ocorre de 13 a 18/9, no campus de Santo Amaro (informações pelo telefone 0800-883-2000).

Onde trocar
Feiras itinerantes de livros promovidas pela prefeitura

19/9 - parque do Carmo
av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera, zona leste

17/10 - parque Mário Covas
av. das Nações Unidas, 7.123, Pinheiros, zona oeste

28/11 - parque da Luz
pça. da Luz, s/nº, Bom Retiro, região central

12/12 - parque Ibirapuera
av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Moema, zona sul


MAIS INFORMAÇÕES
cultura.prefeitura.sp.gov.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página