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06/12/2010 - 17h59

Um olhar inédito sobre hotéis paulistanos de superluxo

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NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO

Feito mágica, a mala aparece desfeita e as roupas arrumadas no armário. Ao fim do dia, o mimo da vez é um doce, que o hóspede encontra sobre a mesa da antessala do quarto. Ao ligar a TV, o cliente de um dos três hotéis de superluxo de São Paulo ainda terá mais uma surpresa: ela estará sintonizada em seu canal preferido. Piscinas com cascata e quartos com decoração exagerada há tempos deixaram de ser sinônimo de luxo. São os paparicos, os tratamentos personalizados, que fazem turistas brasileiros e estrangeiros disputarem suítes nos hotéis Emiliano, Fasano e Unique.

Unanimidade entre os especialistas em viagem, eles formam a trindade mais exclusiva da cidade. Menores que os empreendimentos de redes internacionais, o trio possui uma média de quase quatro funcionários à disposição de cada apartamento, mais que o triplo de grandes hotéis, como o Hyatt. Tanta atenção fideliza os clientes e fará com que esses hotéis fechem o ano com aproximadamente 80% de ocupação, quase 10% a mais do que a média da cidade. Por corredores estreitos e subsolos nada glamorosos circulam os responsáveis pela bajulação profissional.

No pequeno Emiliano, a cozinha não para. Ali são feitos os pratos do restaurante e do serviço de quarto. "Tem dias em que não vejo o sol. Trabalho mais de 12 horas seguidas ", afirma o chef José Barattino. Enquanto ele corre para adiantar o jantar, Juliana Martins Longo, mordomo do hotel, encaixa camisas e sapatos numa mala. Habituada a fazer e a desfazer a bagagem dos hóspedes, ela consegue a proeza de colocar uma pilha de roupas em um espaço pequeno. "Na pior das hipóteses, compramos uma outra mala", diz. Antes de o cliente entrar em um dos quartos -todos decorados de forma "clean", com tons claros-, ainda passam por lá funcionários da governança, responsáveis pela arrumação, e uma pessoa que cuida apenas da reposição do minibar.

Marlos Bakker/Folhapress
Apartamentos do Emiliano têm vista para a Oscar Freire
Apartamentos do Emiliano têm vista para a Oscar Freire
MarlosBakker/Folhapress
Mordomo do Emiliano domina as técnicas para fazer malas
Mordomo do Emiliano domina as técnicas para fazer malas

Discrição
Entre os pré-requisitos para se trabalhar num hotel de superluxo estão a discrição e o perfeccionismo. Apenas tendo muita atenção é possível descobrir características do hóspede essenciais para tornar a sua estada personalizada. "Conseguimos ver qual lado da cama a pessoa dorme, se usa edredom ou manta, se prefere o despertador na cabeceira, seu canal de TV favorito e o nível do ar-condicionado", explica Tatiana Andrade, governanta executiva do Fasano. Lá, funcionários entram e saem por portas camufladas para não passar ao hóspede uma impressão de tumulto. A todo tempo eles se comunicam por rádio e cada passo do cliente parece monitorado.

Assim como o Emiliano, o Fasano está na seleção da associação "The Leading Hotels of the World". Para fazer parte do grupo, o hotel precisa passar por inspeções, feitas sem aviso prévio ou identificação do avaliador, que analisa 800 itens do hotel, entre instalações e serviços. Em São Paulo, além desses dois, o Tivoli Mofarrej também conseguiu a certificação. No Brasil, são seis os hotéis com o selo Leading. "Temos sempre que estar com o serviço 100%. Anotam até como o cliente é atendido ao pedir um sanduíche", explica Dominic Ladet, diretor corporativo de vendas e marketing do hotel.

Mais sóbrio do que o seu concorrente na Oscar Freire, neste ano o Fasano foi eleito o 14º melhor hotel do mundo pelos leitores da "Condé Nast Traveller", uma das revistas de viagem mais conceituadas. Para agradar a todos os que ficam ali, os funcionários atendem dos pedidos simples aos complicados. Um dos mais recorrentes é dar abrigo aos pets dos hóspedes. Para isso, o hotel tem o serviço VIPet. Além de ganhar cama e água engarrafada, o animal também é recepcionado com uma carta de boas-vindas personalizada.

Modernidade
"Hoje, os hóspedes buscam experiências, não ostentação. Aqui, por exemplo, há música e design por toda a parte", diz Melissa Oliveira, diretora operacional do Unique.
Maior que os concorrentes, o hotel projetado por Ruy Ohtake tem 95 quartos e área para eventos -além do restaurante Skye, no topo do prédio, sempre lotado. Seu subsolo abriga áreas operacionais imensas, como a cozinha, com 16 câmaras frigoríficas. "Servimos 45 mil refeições por mês", diz o chef Emmanuel Bassoleil, responsável pela área de alimentos.
À frente do time que paparica os hóspedes está Humberto Rinaldi, gerente de "guest relations". Apesar de jovem -ele tem 27 anos-, já trabalhou nos três hotéis de superluxo da cidade. "O segredo é fazer o cliente se sentir em casa", diz.

Felipe Hellmeister/Folhapress
As suítes do Unique têm paredes arredondadas
As suítes do Unique têm paredes arredondadas

Luxo e lucro
Os hoteleiros de superluxo vivem uma fase excepcional. O Fasano, por exemplo, abre no dia 26 uma unidade em Punta del Este, no Uruguai, e até 2012 deve inaugurar hotéis em Salvador e Trancoso, na Bahia. São Paulo espera a chegada da bandeira Four Seasons, referência em luxo. A capital é o principal foco da empresa, que também quer estar no Rio e no Nordeste. A sãopaulo apurou que, no início do ano, executivos da Four Seasons cogitaram a compra do hotel Maksoud, na região da Paulista, sem sucesso. Segundo Henry Maksoud Neto, diretor de operação, "o hotel nunca esteve à venda". Ele nega negociações com a companhia estrangeira. "A entrada no Brasil é parte de um movimento de expansão nos mercados emergentes", diz Alinio Azevedo, diretor de desenvolvimento da Four Seasons.

Kiko Ferrite/Folhapress
No Fasano, animais recebem tratamento especial e cartas de boas-vindas
No Fasano, animais recebem tratamento especial e cartas de boas-vindas

Chique?
Nos bastidores dos hotéis de superluxo, entre lençóis de algodão egípicio e taças de champanhe, nota-se que a diferença desse tipo de hospedagem está nos detalhes. No fim, o que o hóspede espera é encontrar num quarto temporário o aconchego do lar, o confortante cheiro de casa limpa e, claro, alguém disposto a realizar seus caprichos.

Emiliano
apartamentos: 57
diária: de R$ 1.260 a R$ 2.350
funcionários por quarto: 4
r. Oscar Freire, 384, Cerqueira César; www.emiliano.com.br
hóspedes famosos: a top Gisele Bündchen, a banda canadense Rush, a cantora Cláudia Leitte, a banda Kiss
mimos:
- todos os dias, ao fim da tarde, chega ao quarto um doce para abrir a noite
- as "amenities", desenvolvidas pelo próprio hotel, vêm em embalagens maiores, ideais para quem tem cabelos mais longos
- habitués podem deixar roupas guardadas no hotel, que chegam ao quarto passadas e limpas na próxima estada

Fasano
apartamentos: 60
diária: de R$ 1.200 a R$ 4.400
funcionários por quarto: 4,9
r. Vittorio Fasano, 88, Cerqueira César; www.fasano.com.br
hóspedes famosos: o músico Moby, a cantora americana Mariah Carey, a banda Coldplay, o ex-presidente americano George W. Bush,
mimos:
- se o cliente levar seu pet, ele também recebe um cartão de boas-vindas personalizado e água engarrafada,
- precisa de um cabeleireiro? Um dos profissionais do MG Hair atendem no próprio quarto
- No guarda-roupa há um cabide revestido de seda para peças delicadas

Unique
apartamentos: 95
diária: de R$ 880 a R$ 12 mil
funcionários por quarto: 3
av. Brig. Luís Antônio, 4.700, Jardim Paulista; www.hotelunique.com.br
hóspedes famosos: os roqueiros do Aerosmith, a banda Kings of Leon, o trio Placebo, o grupo irlandês Cranberries
mimos:
- na hora do check-in, o hóspede é recepcionado com uma taça de champanhe Veuve Clicquot.
- no primeiro dia de estada, o cliente recebe no quarto uma água de coco na própria fruta
- ao sair do estacionamento, os carros ganham uma garrafa de água exclusiva do hotel

O gigante que não perde o glamour
Com quase 500 quartos, Hyatt é o queridinho das estrelas

Hóspedes famosos: a banda Bon Jovi, Sir Paul McCartney, a popstar Madonna, o músico Lou Reed
SERVIÇO
Hyatt: Av. das Nações Unidas, 13.301. Site: saopaulo.grand.hyatt.com.br

A volta dos cinco-estrelas
Ministério do Turismo começará a fazer as avaliações neste ano

Há quem julgue o que é luxo pela experiência de hospedagem, e há quem dê seu veredicto após ver apenas o prédio. Agora, o Ministério do Turismo quer colocar ordem na casa e voltar a usar o sistema de estrelas, que caiu em desuso na década de 90. Neste mês, a pasta deve publicar no "Diário Oficial da União" as exigências para conquistar de uma a cinco estrelas.
"O modelo ficou defasado porque nada podia ser mudado nas matrizes estipuladas. Agora, seremos mais flexíveis", diz Ricardo Moesch, do departamento de estruturação, articulação e ordenamento turístico do Ministério do Turismo.

As avaliações serão feitas pelo Inmetro e pagas pelos hotéis. Por isso, ela é voluntária. O ministério espera uma adesão de 40% em SP. "O mercado participou do projeto e vai custar pouco aos empresários, cerca de um salário mínimo", diz Bruno Omore, diretor da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Os meios de hospedagem poderão se encaixar em sete tipologias: hotel, resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e flat ou apart hotel. No caso dos hotéis, a avaliação mínima é de uma estrela e a máxima, de cinco. Para isso, o local terá que conquistar pelo menos 70% dos possíveis 191 pontos. Em São Paulo, o Observatório do Turismo, ligado à SPTuris, dá o título de superluxo aos hotéis com diárias superiores a R$ 301. Quem não responde às pesquisas do órgão não entra nessa relação.

Outros hotéis de superluxo em SP
Veja a relação de outros dez lugares que ostentam esse título

Caesar Park Faria Lima
quartos: 130
diária: a partir de R$ 400
funcionários por quarto: 1,1
R. Olimpíadas, 205, Vila Olímpia; www.caesar-park.com

Etoile George V Itaim
quartos: 84
diária: a partir de R$ 674
funcionários por quarto: não divulga
R. Pedroso Alvarenga, 610, Itaim Bibi; www.georgev.com.br.
Possui mais três unidades na cidade com a mesma categoria

Hilton
quartos: 487
diária: a partir de R$ 499
funcionários por quarto: 1
Av. das Nações Unidas, 12.901, Chácara Itaim; www.hilton.com

Intercontinental
quartos: 189
diária: a partir de R$ 590
funcionários por quarto: 1
Al. Santos, 1.123, Cerqueira César; www.ichotelsgroup.com

L'Hotel Porto Bay
quartos: 76
diária: a partir de R$ 520
funcionários por quarto: 1,13
Al. Campinas, 266, Jardim Paulista; www.portobay.com

Renaissance
quartos: 444
diária: a partir de R$ 737
funcionários por quarto: 1
Al. Santos, 2.233, Cerqueira César; www.marriott.com.br

Sheraton WTC
quartos: 296 diária: a partir de R$ 460
funcionários por quarto: em média, 1
Av. das Nações Unidas,12.559, Brooklin Paulista; www.sheratonsaopaulowtc.com.br

Sofitel
quartos: 215
diária: em média, R$ 500
funcionários por quarto: 1
R. Sena Madureira, 1.355, Vila Clementino; www.sofitel.com.br

Tivoli Mofarrej
quartos: 220
diária: a partir de R$ 700
funcionários por quarto: não divulga
Al. Santos, 1.437, Cerqueira César; www.tivolihotels.com

Transamérica
quartos: 396
diária: a partir de R$ 420
funcionários por quarto: 1,15
Av. das Nações Unidas, 18.591, Santo Amaro; www.transamerica.com.br

Fontes: SPTuris (São Paulo Turismo), Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e consultorias hoteleiras HVS Global Hospitality Services e BSH International

 

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