Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
29/05/2011 - 08h36

Naturezas urbanas

Publicidade

KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO

Não é por falta de vaso, é por falta de jardins. Os artistas do coletivo Bijari resolveram aproveitar um carro abandonado na rua para fazer o paulistano refletir sobre os espaços coletivos da cidade. O "Carro Árvore" fica estacionado na rua Padre João Gonçalves, 81, na Vila Madalena. O primeiro modelo foi construído em 2008, quando uma Saveiro encostada foi preenchida por plantas que ocupavam muito espaço no escritório.

Imagens do carro transformado em instalação chamaram a atenção de artistas austríacos. O Bijari foi então convidado por uma associação artística para fazer o mesmo em um Mazda que andava largado pelas ruas de uma cidade da Áustria. Sucesso total. "Por lá muita gente anda de bike. Interpretaram aquilo como um manifesto anticarro", conta Eduardo Fernandes, 37.

Christian von Ameln/Folhapress
Parte dos integrantes do coletivo Bijari
Parte dos integrantes do coletivo Bijari

O carro faz parte de um projeto maior chamado Naturezas Urbanas, que começou com o objetivo de ocupar com verde outdoors abandonados após a Lei Cidade Limpa, em vigor desde 2007. "Nossa ideia é fazer com que a população pense o espaço público, que hoje é apenas uma ponte entre espaços privados. A cidade está sendo construída para carros, não para pessoas", completa.

Depois de ter as plantas e as rodas furtadas, a carcaça do carro que participou da Bienal de Arquitetura de 2009 quase foi guinchada. Quem salvou a obra foi o dono do estacionamento da rua.

O projeto atual foi montado em um Santana Quantum para participar da Virada Cultural de 2010, quando os artistas fizeram uma invasão verde no Teatro Municipal. A versão mais caprichada ganhou pintura, vasos antifurto e tem até biólogo responsável pelo estudo de vegetação. Quem rega o carro três vezes por semana é a secretária do coletivo.

#hein?

Christian von Ameln/Folhapress

"Parei para tirar uma foto para o Facebook. Como estou na Vila Madalena, esse carro deve ser alguma coisa de artista". Nina Galli, 25

Christian von Ameln/Folhapress

"Moro aqui perto, já levei duas samambaias desse carro pra casa, eram lindas!". Maxwell da Silva, 25

Christian von Ameln/Folhapress

"Acho esse carro muito estranho. Lugar de planta não é no vaso?". Maria Vergilio, 63

*

NOTAS:

NINJAS E LEÕES
Duas fantasias de ninja e uma cabeça de pelúcia de leão estão na lista dos preparativos para o show do músico Criolo no Auditório do Ibirapuera em julho. Os artefatos de palco foram inspirados nos bailarinos do show da cantora Janelle Monáe.

MAIS CEDO
Figurinhas carimbadas da noite paulistana farão festa quinzenal na forma de sarau interativo no Beat Club, nova casa do Baixo Augusta. Vivi Flaksbaum, Adriana Recchi e Gigio pretendem começar a bagunça às 21h. O encontro será inaugurado no dia 14 de junho.

A colunista Adriana Küchler está em férias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página