Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Confira previsões de Susan Miller para 2012

Mais opções

Na virada do ano, milhões de pessoas vão pular sete ondas fazendo pedidos. Outras tantas vão vestir branco para chamar a paz. Algumas mulheres usarão calcinha vermelha para ver se o amor vem. E pelo menos uns 6,5 milhões vão abrir a internet para descobrir o que Susan Miller prevê para suas vidas em 2012.

A astróloga mais pop do mundo tem poder -e audiência. Seu site, o Astrology Zone, criado em 1995 e pioneiro do horóscopo on-line, recebe 18 milhões de visualizações por mês, sendo 6,5 milhões de visitantes únicos -a maioria no primeiro dia de cada mês, quando divulga longas previsões para cada signo. O público é, em grande parte, formado por pessoas de alta renda e escolaridade.

A americana está em todas as redes sociais. Milhares de fãs acordam e já se conectam a suas previsões via aplicativo astrológico para iPhones e afins. Publica em oito revistas no mundo: japoneses, turcos, espanhóis e até brasileiros leem Susan em seus idiomas. Neste mês, deu palestra em encontro econômico, fez apresentação para a grife Dior e participou de evento na multimarcas Bloomingdale's.

A fé no horóscopo de Susan é tão grande que uma grife carioca lançou uma camiseta com os dizeres "Susan Miller was totally right" -Susan estava completamente certa.

Ela atende o telefone entusiasmada para falar com a Serafina. "Adoro o Brasil! A maioria dos meus seguidores no Twitter é daí." No microblog, 75 mil pessoas compartilham dúvidas com sua astróloga virtual. Na última semana, Susan alertou para as possíveis consequências de um eclipse. Uma leitora contou a ela que, no dia do eclipse, três veados pularam na direção de seu carro em movimento. Graças aos céus, sobreviveu sem um arranhão.

Nossa conversa acontece num momento crucial: ela prepara as previsões (ainda secretas) para 2012, tanto para o site quanto para o livro que lança a cada novo ano. Leva sete horas para escrever o horóscopo mensal de cada signo. "Fico subindo e descendo a Quinta Avenida mentalizando os mapas astrais. Penso nisso dia e noite", diz a moradora do fino Upper East Side, em Nova York.

A astróloga fala sem parar e ri muito, mas também tem seus segredos. Não revela a idade nem que o touro tussa. E não gosta de sair do aquário e contar que é de Peixes.

PERNA VENUSIANA

O universo nem sempre conspirou a favor de Susan. Quando era criança, tinha um problema na perna que lhe provocava muitas dores e às vezes a impedia de andar. No começo, médicos e professores achavam que ela mentia para não ir à escola, mas chegou a ficar 11 meses seguidos no hospital. Passou a estudar em casa -inglês, matemática e também astrologia. Foram vários anos de internações e cirurgias. E nenhum diagnóstico.

"Era uma anomalia venosa, uma má-formação de veias e artérias", diz. Em inglês, a pronúncia de venosa ("venous") se confunde com a de Vênus, o astro. Ela ri da ironia do destino: "Pois é, eu tinha um problema com nome de planeta".

A mãe de Susan, que havia estudado astrologia por correspondência durante sete anos, disse que a filha se curaria aos 14. A previsão se cumpriu.

Curada, nunca pôde usar sapato de salto alto. "Vou para a Fashion Week, vejo as mulheres lindas de salto... E eu não posso estar como elas."

Susan gosta de moda e se preocupa com sua imagem. Não se deixa fotografar por qualquer um. Preferiu não tirar fotos para esta reportagem e mandar suas próprias. Herança dos 16 anos em que trabalhou como agente de fotógrafos.

Nessa época, fazia mapa astral para os amigos como hobby. Até que um dia aconselhou uma colega a apostar na loteria. A moça não jogou, mas comprou um bilhete de rifa beneficente. Ganhou um Porsche. E Susan, uma leva de clientes.

O que garante seu sucesso diante da constelação de astrólogos é a conjunção de três fatores: detalhes, otimismo e clareza. Encara o ofício como uma "ciência interpretativa" e dá orientações tão específicas como "não fale com seu chefe hoje" ou "não compre um eletrodoméstico até o dia 13" (Mercúrio, garante, rege os produtos tecnológicos): "Em astrologia, 'mais é mais'. Tenho uma grande responsabilidade porque uma previsão preguiçosa pode mudar vidas".

Não usa mensagens pseudofilosóficas em suas previsões. "Não quero ser desses astrólogos que fazem quebra-cabeças. Ninguém tem tempo pra isso." Nos que acham que horóscopos já são perda de tempo, Susan dá uma alfinetada: diz que gente criativa acredita em astrologia porque pensa em novas possibilidades para a vida.

Susan acredita. Não só em astrologia, mas em Deus. Não, ela não vê conflito entre seu Deus e os deuses-planetas Júpiter, Marte, Plutão... "Deus fez os planetas por um motivo. Não só para serem bonitos."

"OCCUPY PLUTÃO"

Quando criança, a pequena Susan ganhou um calendário com atrações turísticas do mundo. Março era o Pão de Açúcar. Desde então, quer conhecer o Brasil. Os brasileiros, diz, são parecidos com ela: entendem que a vida tem altos e baixos e encaram tudo com fé.

Enquanto Susan torce por um convite para fazer uma visitinha, peço previsões para o eterno país do futuro. "Será um ótimo ano para as relações exteriores. Um período extraordinário para a nação virginiana [ela considera a Independência, em sete de setembro, o nascimento do Brasil] começa em maio e se prolonga por dois anos", antevê. "E uma mulher no poder ajuda muito essa conjunção astral."

Aos profetas do apocalipse moderno, Susan lança seu tranquilizante: o mundo não vai acabar em 2012. "Odeio esses programas do Discovery Channel que criam medo e, depois, ninguém consegue dormir."

Mas nem só de paz e amor viverá o ano que vem. A astróloga pop prevê uma continuação dos conflitos civis mundiais e dos movimentos no estilo "Ocupe Wall Street". "Há uma luta entre Plutão, que representa os bancos, o dinheiro, e Urano, que simboliza o homem comum." Paz na Terra só lá pra 2015.

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página