Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Ex-Oingo Boingo compõe músicas para pirações de Tim Burton

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Nem Johnny Depp, nem Helena Bonham Carter. O relacionamento mais duradouro e produtivo de Tim Burton é com esse ruivo aí embaixo. Se o nome, a cara e os cabelos de fogo não te dizem nada, a música dele talvez soe a campainha.

Danny Elfman foi vocalista do grupo new wave Oingo Boingo e já compôs "umas 77" trilhas sonoras, entre elas o tema de abertura dos "Simpsons". Em 26 anos, trabalhou em 14 filmes do diretor e amigo Tim. Pulou dois, um deles em tempos de crise na relação.

Leia mais reportagens da revista Serafina
"Todo mundo me chamava de esquisito", revela Tim Burton
Serafina visita estúdio de próximo filme de Tim Burton

"Houve um curto período em que tentamos nos divorciar, mas nenhum de nós ficou feliz com a separação. Não trabalhei em um filme dele ["Ed Wood", de 1994] e me senti muito mal por isso. Depois, a gente fez as pazes e estamos juntos desde então. Sem precisar de terapia de casal", diz Danny, 58, à Serafina.

Divulgação
Ex-vocalista do Oingo Boingo, Danny Elfman compõe músicas para as viagens de Tim Burton
Ex-vocalista do Oingo Boingo, Danny Elfman compõe músicas para as viagens de Tim Burton

Para comemorar as bodas de prata, foi lançada no ano passado a "Danny Elfman & Tim Burton 25th Anniversary Music Box", com CDs das trilhas, desenhos de Tim e vários extras. Entre as preferidas de Danny, estão a de "Edward Mãos de Tesoura" e "O Estranho Mundo de Jack", em que ele também canta.

ESTILO

Com tantos anos de convivência, a dupla criou um processo especial de trabalhar. Danny sempre vai aos sets no meio das filmagens, passeia pelos cenários e assiste a trechos para ir se inspirando. Quando o primeiro corte está pronto, os dois sentam para ver o filme e Tim diz onde a música deve entrar e onde deve parar.

"Não falamos sobre como a música deve ser, só quando vai começar. Às vezes, ele me diz: 'Quero que a gente se sinta triste nessa cena' ou 'Precisamos de tensão aqui'. Mas, normalmente, a gente não fala nada", explica.

Assim como Tim, o tímido Danny também se sentia um esquisitão, ou um "alien" diz ele, quando era pequeno. Os dois não falam sobre o assunto. Não precisam. "É claramente implícito que a gente cresceu num ambiente em que achava que não pertencia. Sempre me senti como uma pessoa do século 19 vivendo no século 20, cem anos fora da época."

O hipnotizante cabelo cor de abóbora (até hoje) não ajudava nada no processo de aceitação. "As crianças puxavam e gritavam: 'É de verdade? Onde você conseguiu esse cabelo?' Tudo o que eu mais queria na vida era ter cabelo preto. Queria parecer com o Sean Connery como James Bond, mas parecia um palhaço. Era muito frustrante", diz, hoje mais bem resolvido e casado com a atriz Bridget Fonda.

OINGO BOINGO

Danny concorreu a quatro prêmios Oscar pelas trilhas de "Gênio Indomável", "MIB - Homens de Preto", "Milk" e "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" -só o último é de seu parceiro.

Antes de Tim, houve ainda o Oingo Boingo (1972-1995), que Danny criou com o irmão, Richard, e que antes se chamava The Mystic Knights of the Oingo Boingo. Com hits como "Stay", "Dead Man's Party" e "Just Another Day", a banda performática fez sucesso no Brasil.

Uma das grandes surpresas da carreira do grupo, diz Danny, foi a vinda ao país, em 1990. "Não sabíamos que éramos tão conhecidos e o show no Rio foi o maior que fizemos [para cerca de 40 mil pessoas]. Me apaixonei pelo Brasil e pelos brasileiros."

Mesmo feliz com a aura vintage-cult que a banda ganhou hoje em dia, Danny tem arrepios ao pensar num possível revival. "Algumas bandas estão voltando, mas isso não quer dizer que elas deveriam", diz, sempre retomando temas frequentes de seu trabalho com Tim Burton. "Uma vez que você morreu, deve continuar morto. É preciso deixar os zumbis embaixo da terra."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página