Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Crítica: Documentário 'O Mercado de Notícias' expõe e humaniza o jornalismo

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

No documentário "O Mercado de Notícias", Jorge Furtado usou instrumentos sofisticados, como paciência e bom senso, para desnudar alguns vícios do jornalismo.

Valendo-se dessas armas, descobriu o falso Picasso no INSS e percebeu algo que ninguém havia mostrado no episódio da bolinha de papel que atingiu José Serra na campanha presidencial de 2010.

O capítulo das investigações é o ponto alto do documentário. Outro capítulo, que corre paralelamente, são as entrevistas com 13 jornalistas experientes. Picotadas e organizadas por assuntos, passam a impressão de serem mais convergentes do que a íntegra deve sugerir.

O terceiro capítulo, que também aparece ao longo do documentário, é a montagem da peça homônima. Se, por um lado, escancara princípios do mercado de notícias, por outro, dispersa o ritmo do filme.

A busca de Furtado pela compreensão do que é jornalismo às vezes expõe, às vezes tropeça nos calos da profissão. Mas sobretudo a humaniza.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página