Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Paulista disputa em Londres prêmio de melhor engraxate do mundo

Divulgação - London Trunk Show
Brasileiro Gabriel Costa Peres e empresário inglês Gary Levy
Brasileiro Gabriel Costa Peres e empresário inglês Gary Levy
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Gabriel Costa Peres tem 23 anos e vive em Genebra, na Suíça, desde 2006, ano em que seus pais saíram de Presidente Prudente, interior de São Paulo, para viver na Europa. Há cinco anos, ele conseguiu emprego numa loja de calçados, a Brogue Shoes, do empresário inglês radicado na Suíça Gary Levy.

"Ele começou como aprendiz enquanto frequentava a faculdade, fazendo manutenção nos sapatos. Aos poucos criou um estilo próprio de conferir brilho nas peças de couro," diz Levy, que atende clientes vindos principalmente da Inglaterra e da Itália, que desembolsam milhares de francos suíços pelos produtos feitos à mão.

Recentemente, Gabriel se tornou conhecido entre aficionados com sua página no Instagram, L'art Du Glaçage. Um deles é o jornalista sueco Jesper Ingevaldsson, que trabalha no departamento de comunicação da fábrica de automóveis Volvo, e paralelamente mantém o blog Shoegazing, voltado para o mercado de calçados sob medida. No ano passado, em parceria com outro blogueiro que cobre esse assunto, o americano Justin Fitzpatrick, do The Shoe Snob, ele criou o evento London Trunk Show, que reuniu uma dezena de expositores, composta por artesãos calçadistas vindos do Japão, Itália, Espanha, França e Suécia e recebeu mais de oitocentos visitantes.

Trabalho de John Chung, de Cingapura

A segunda edição desse encontro acontece no próximo sábado, dia sete de abril, no espaço de 1.100 metros quadrados do The Music Room, no elegante bairro londrino de Mayfair. Ao lado da exposição, eles organizaram um torneio para premiar quem conseguir o melhor brilho artesanal num calçado. "Eu fiz essa experiência de torneio de engraxamento pela primeira vez na Suécia há cinco anos, e foi um grande sucesso, então lançamos o campeonato mundial no ano passado em Londres e vamos repetir agora como parte do evento." diz Ingevaldsson.

O brasileiro Gabriel é um dos três finalistas pré-selecionados por um júri composto pelos dois criadores do evento, além de representantes da empresa Saphir, que produz material para manutenção de sapatos e a Loake, marca inglesa de calçados fundada em 1880.

Os outros dois competidores serão o francês Thomas Brunschwig, de 29 anos, também especializado no efeito de pátina em couro e que atualmente trabalha como gerente de produção na Gaziano & Girling, uma das marcas inglesas de calçados da nova geração mais prestigiadas do mundo, e John Chung, 26 anos, nascido em Cingapura, onde fundou a Mason & Smith, um misto de bar e engraxataria, onde os clientes podem beber um uísque enquanto seus sapatos ganham brilho.

Divulgação - London Trunk Show
Evento London Trunk Show, na Inglaterra
Evento London Trunk Show, na Inglaterra

Chung vive entre Cingapura e Tóquio. "Os japoneses são apaixonados e conhecedores de sapatos. Eles se importam muito com qualidade e precisão; é por isso que decidi ir ao Japão aprender sapataria com os artesãos locais", diz Chung, que pretende se tornar fabricante de calçados sob medida em seu país nos próximos anos. O trio terá vinte minutos para mostrar seu talento e conquistar prêmios como sapatos de luxo e material nobre de trabalho, além de ganhar visibilidade num mundo exclusivo e altamente especializado.

Andar por aí com os pés reluzentes é uma tendência que se impõe ao lado do renascimento do mercado de calçados sob medida, e que cresce especialmente na Ásia. Esse tipo de engraxamento teve seu pico durante a primeira metade do século passado e, depois de um longo declínio, voltou a despertar interesse nas últimas duas décadas. Os engraxates de hoje não são como os de antigamente.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página