DE SÃO PAULO

Com mais de 8.000 quilômetros de costa, o Brasil oferece diversas opções de piscinas naturais, que se formam em praias ou no meio do mar. Para não perder a viagem ao visitá-las, é preciso olhar a previsão do tempo e as marés –a maioria delas só aparece na maré baixa.

Outra dica é ficar atento à lua: nos períodos de luas nova e cheia, a variação das marés é maior, o que proporciona águas mais rasas e cristalinas.

Confira oito piscinas naturais no litoral brasileiro para conhecer neste verão.

 

BAÍA DOS PORCOS (PE)

Considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro, está localizada no mar de Dentro de Fernando de Noronha –a parte da ilha voltada para o continente. Com águas calmas, é repleta de piscinas, ideais para relaxar e ver diferentes espécies de peixes. Limitada um por alto paredão de pedra, fica em frente ao morro Dois Irmãos. O acesso à baía é feito por um caminho entre as rochas.

MARACAJAÚ (RN)

Da praia de Maracajaú, em Maxaranguape, a 54 km de Natal, saem os passeios de barco para os parrachos, estruturas calcárias que ficam a 7 km da costa. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais com águas mornas e translúcidas, que variam de 0,5 a 3 m de profundidade. Ao mergulhar com snorkel, o turista vê peixes e outras espécies marinhas.

MARAGOGI (AL)

Ao norte do Estado de Alagoas, fica a cerca de 130 km do Recife (PE) e a mesma distância da capital, Maceió. Seu mar tem raros tons de verde e azul, em razão dos recifes, a 6 km da costa, que protegem o litoral. A barreira também forma as belas piscinas naturais de Galés, Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba, para onde partem dezenas de catamarãs quase todos os dias –dependendo da maré.

TAIPU DE FORA (BA)

É o principal atrativo da península de Maraú, que faz parte da chamada Costa do Dendê, região que compreende um espaço que vai da ilha de Itaparica até as principais cidades produtoras do fruto-símbolo da Bahia. Na praia de Taipu de Fora, há a formação de piscinas naturais de quase um quilômetro de largura. A água azul-turquesa reflete os coqueirais que fazem fronteira entre a areia e a mata.

MORERÉ (BA)

É uma das praias mais conhecidas da ilha de Boibepa, que integra o arquipélago de Tinharé, onde também fica Morro de São Paulo. O passeio mais famoso de Moreré é a visita às suas piscinas naturais, que estão a cerca de 1 km da costa. Para chegar até elas, é possível ir de barco ou canoa.

LAGOA AZUL (RJ)

Apelidada com o nome do clássico do cinema, a piscina natural fica ao norte da Ilha Grande, entre duas ilhotas. Lá, as águas são tão transparentes que nem é preciso usar equipamento de mergulho para ver os peixinhos nadando. Só é possível chegar de barco –um trajeto de cerca de 40 minutos a partir da Vila do Abraão.

PICÃOZINHO (PB)

A cerca de 1,5 km da praia de Tambaú, em João Pessoa, as piscinas naturais surgem na maré baixa. Com águas cristalinas, elas se formam entre os bancos de corais e são ideais para a prática de mergulho. A travessia de 15 minutos é feita por barcos-restaurantes, cujos horários de saída dependem da altura da maré. No total, o passeio pode durar de duas a três horas.

PORTO DE GALINHAS (PE)

Localizado no município de Ipojuca, a 60 km do Recife, é um dos destinos mais populares do litoral brasileiro. Sua principal atração são as piscinas naturais de águas mornas, cristalinas e repletas de peixinhos. Para chegar até elas, há duas opções: ir de jangada ou a nado – nesse caso, é preciso tomar cuidado para não pisar em ouriços.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.