Entenda a diferença entre o javali e o javaporco

Animais, considerados invasores, estão no centro de discussão sobre liberação da caça em SP

Ricardo Ampudia
São Paulo

O javali entrou no radar da discussão política no final de junho, quando o governador Márcio França (PSB) sancionou uma lei de autoria do deputado Roberto Tripoli (PV) proibindo a caça do javali e do híbrido javaporco no estado, atendendo a demanda de ambientalistas.

Após pressão de agricultores, prejudicados pelos estragos que os animais causam nas lavouras, no dia 10 de agosto França recuou e regulamentou a caça no estado

O produtor poderá abatê-los com caça, desde que tenha justificativa e seja autorizado pelo Estado. A Faesp (Federação da Agricultura e do Estado de São Paulo, estima a presença dos animais em 500 dos 645 municípios de São Paulo.

Segundo Virgínia Silva, especialista da Embrapa Aves e Suínos, a disseminação da espécie invasora se deu ainda nos anos 1990, quando a criação comercial de javalis  não prosperou e muitos animais escaparam ou foram soltos. “É uma das espécies invasoras mais danosas do mundo e muito adaptada ao ambiente em que vive.”

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado, o deputado Roberto Tripoli (PV) é o autor do projeto de lei que proíbe a caça do javaporco no estado de São Paulo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.