Descrição de chapéu mudança climática COP26

Crise climática pode fazer desaparecer de cidades até países inteiros

Aumento do nível do mar ameaça cidades costeiras e nações insulares do mundo todo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Glasgow (Escócia)

Uma tela totalmente azul, salpicada por alguns pontinhos. É esse o resultado quando se busca Tuvalu no Google Maps. O país é formado por nove ilhas, no meio do Pacífico, e tem uma população menor do que muitos bairros brasileiros: não chega a 12 mil habitantes, que estão na linha de frente da crise climática.

Esse arquipélago, formado ao longo de milhões de anos por corais e erupções vulcânicas, está, em média, a menos de 2 metros acima do nível do mar. É um lugar que pode sumir se o mundo não reduzir as emissões de gases de efeito estufa, fazendo com que o nível do mar aumente e as previsões mais catastróficas dos cientistas se concretizem.

Simon Kofe, ministro da Justiça, Comunicação e Assuntos Internacionais, faz um discurso dentro do mar que foi exibido na COP26. O país corre o risco de desaparecer por causa da crise climática - Reuters

"Eu quero que a minha cultura se mantenha. Quero que a minha língua sobreviva. Quero que os meus filhos cresçam lá. Não quero que eles migrem para outros lugares porque Tuvalu é a minha casa", diz o jovem ativista Bernard Ewekia, 25. Ele, que prefere ser chamado de Kato, faz parte do Fridays for Future, movimento mundial encabeçado pela sueca Greta Thunberg.

"Nós estamos sofrendo com as mudanças climáticas agora mesmo, todos os dias. Todos os dias nós vemos o avanço do nível do mar que chega por baixo da terra", conta.

Além da erosão nas praias, que vão fazendo as ilhas ficarem cada vez menores, o oceano também invade a terra firme pelo subsolo. Isso causa enchentes e apodrece plantações, que não resistem à água salgada. Com uma economia baseada na pesca e na agricultura de subsistência, as ondas também podem levar o modo de vida dessas pessoas.

Para escancarar essa situação, o ministro de relações exteriores do país, Simon Kofe, discursou em um palanque dentro do mar. A gravação do pronunciamento foi exibida em novembro na COP26, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Nós não podemos esperar por discursos quando o nível do mar está subindo ao nosso redor o tempo todo", afirmou. "Nós estamos afundando, mas todo mundo também está".

Tuvalu não é a única vítima em potencial do avanço dos oceanos. "Existem muitos países insulares —principalmente no Pacífico, mas também no Caribe— onde um aumento do nível do mar de, digamos, 1,7 a 2 metros pode fazer ou que o país desapareça por completo, porque são ilhas relativamente rasas e pequenas, ou com que a vida se torne absolutamente inviável, basicamente fazendo desaparecer uma nação por completo", explica o professor do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, que faz parte do IPCC (Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas) da ONU.

O nível do mar aumenta por dois motivos: o primeiro é a dilatação da água, que ganha mais volume à medida que o planeta e os oceanos esquentam. A outra causa é o derretimento das geleiras continentais.

"O gelo que está armazenado nos Andes, nos Himalaias ou na Groenlândia, ao derreter, ele escoa para o oceano e aumenta o nível do mar significativamente", aponta o pesquisador. Este é um fenômeno irreversível: uma vez que um quilômetro cúbico de gelo da Groenlândia derrete, não existe nenhuma maneira conhecida pela ciência para congelar essa água e levá-la de novo ao lugar de onde veio.

O geletimento de gelerias por causa do aquecimento global causa o aumento do nível do mar. Na imagem é possível ver a geleira Nordenskiold colapsando em um arquipélago ao norte da Noruega - Olivier Morin - 21.set.2021/AFP

Segundo Artaxo, o mar já subiu, em média, 24 centímetros desde o início do século passado. O que pode parecer pouco, mas essa taxa está acelerando. "Hoje, nós já temos um crescimento da ordem de três a quatro centímetros a cada década, o que é muita coisa".

"Essas ressacas, essas grandes tempestades estão aumentando de frequência e de intensidade, inclusive destruindo infraestrutura em áreas costeiras, como a gente vê nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco. Tem enormes áreas que estão sendo destruídas pelo aumento de grandes tempestades associadas com o mar", diz.

As Filipinas são hoje o quarto país mais vulnerável à crise do clima, segundo um ranking da ONG Germanwatch. A capital, Manila, uma cidade de 1,7 milhões de habitantes, pode sumir em 30 anos por causa do aumento do nível do mar.

"Só de ter medo de me afogar no meu próprio quarto já é uma ansiedade climática e um trauma que ninguém deveria experimentar", conta a ativista filipina Mitzi Jonelle Tan. "Ninguém deveria crescer em um mundo onde se tem medo de não ter um futuro".

O que deixa a situação ainda mais trágica é a maioria dos lugares atingidos pelo aumento do nível do mar são países em desenvolvimento, que não têm dinheiro suficiente para lidar com o tamanho do estrago.

"A falta de capacidade econômica é um fator de vulnerabilidade, porque significa que o país não vai ter infraestrutura urbana, civil, para conter os eventos climáticos extremos", afirma a advogada ambiental Caroline Prolo, uma das negociadoras que representam os países menos desenvolvidos na ONU.

Ela explica que isso acaba sendo um freio ao desenvolvimento destas nações e dá como exemplo o Haiti. "Nem dá tempo, muitas vezes, [do Haiti] se recuperar de um evento desses e já tem um outro acontecendo. Então, um problema desses países é que eles estão sempre tendo que se reconstruir a partir desses fenômenos".

Um acordo firmado na COP26, em Glasgow, determinou que o fundo para adaptação às mudanças climáticas vai ser dobrado. Esse foi considerado um dos principais avanços desta edição da conferência –ainda que financiamento seja um processo longo, burocrático e complicado.

Um destes lugares que pede ajuda internacional são as ilhas Seychelles, na costa leste africana. O país é formado por 115 ilhas no meio do oceano Índico e a paisagem é exatamente aquela que normalmente ganha a definição de paradisíaca: tropical, exótica, com praias de areias brancas e águas transparentes.

É o que contou Elissa Lalande, analista no Departamento de Mudança Climática e Energia do governo de Seychelles. Não é só ela que acha que o lugar é um paraíso. O turismo é a principal atividade econômica do país, responsável por quase 40% do produto interno bruto.

Esses viajantes vão em busca das praias —que estão sendo perdidas para a erosão costeira.

Para tentar conter o avanço do mar e impedir que o país continue diminuindo, uma estratégia é cercar as praias de pedras enormes. O que, claro, afeta a paisagem paradisíaca. "[As pedras] não são agradáveis aos olhos. Alguns turistas dizem 'Isso é uma atrocidade', mas nós estamos perdendo as nossas praias, então qual a alternativa?", questiona.

Esse não é o único efeito da crise climática que já atinge as Seychelles. Os peixes também estão diminuindo em tamanho e quantidade, o que impacta mais um setor econômico importante, a indústria pesqueira.

Artaxo conta que, em um futuro sem redução nas emissões de gases de efeito estufa e que o planeta aqueça 4° C, o nível do mar pode aumentar 15 metros até o ano 2300. "Então, você imagina praias como Copacabana e Ipanema com o nível do mar no segundo andar dos prédios. Esse é o cenário que nós temos que evitar a qualquer custo".

A repórter Jéssica Maes viajou a Glasgow como parte da 2021 Climate Change Media Partnership, uma bolsa de jornalismo organizada pela Internews 'Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.