Descrição de chapéu Planeta em Transe desmatamento

Entenda diferença entre medições de desmatamento do Prodes e do Deter

Os dois programas do governo federal possuem finalidades distintas para acompanhar derrubada de floresta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As siglas Prodes e Deter são usadas nas notícias e discussões sobre o desmatamento no Brasil. Apesar de ambos os termos estarem relacionados à derrubada de floresta, há algumas diferenças entre esses dois programas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Uma boa forma de já diferenciar os dois é a frequência com a qual você escuta os termos. Isso porque os dados de desmatamento do Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real) são constantemente atualizados, com informações novas todas as semanas.

Clarão na mata resultado de garimpo ilegal na região do rio Crepori, afluente do rio Tapajós, no município de Jacareacanga, no estado Pará
Clarão na mata resultado de garimpo ilegal na região do rio Crepori, afluente do rio Tapajós, no município de Jacareacanga, no estado Pará - Pedro Ladeira - 15.fev.2022/Folhapress

Já os dados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite) são, atualmente, divulgados apenas duas vezes por ano.

A primeira, usualmente nos últimos meses do ano, é uma estimativa, em quilômetros quadrados, da floresta derrubada de agosto do ano anterior até julho do ano em questão. Próximo ao meio do ano seguinte, a taxa de desmate consolidada —para o mesmo período divulgado no fim do ano anterior— é também tornada pública.

O Prodes e o Deter diferem ainda em finalidade e em precisão. O primeiro é "o dado" de desmatamento em si, usado para apresentação e negociação internacional.

O Fundo Amazônia —que foi paralisado por ações do governo Bolsonaro— é um bom exemplo de uso da taxa registrada pelo Prodes. Os recursos para o fundo eram captados conforme eram registradas reduções de emissões de gases-estufa associadas a desmatamento (no Brasil, a maior parte das emissões tem essa origem). Os dados do Prodes são parte desse cálculo.

Já o Deter foi criado para possibilitar ações mais rápidas de fiscalização e combate a crimes ambientais. Até por isso, as áreas apontadas no programa Deter são, costumeiramente, associadas à ideia de avisos de desmatamento.

A precisão de detecção de derrubada do Deter é, de forma geral, menor em relação à do Prodes.

Apesar de não ser destinado à mensuração de desmate, o Deter pode ser usado para observar as tendências de crescimento, queda ou manutenção do desmatamento na Amazônia.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.