Descrição de chapéu mudança climática

O ano de 2022 bate recorde como o mais quente registrado no Reino Unido

O acompanhamento é feito desde 1884, e os 10 anos mais quentes foram todos observados a partir de 2003

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP
Reino Unido | AFP

A temperatura média no Reino Unido ultrapassou 10ºC em 2022 pela primeira vez na história, um evento que especialistas dizem ocorrer uma vez a cada 500 anos sem mudanças climáticas causadas pelo homem.

O escritório meteorológico britânico Met anunciou na quinta-feira que 2022 foi o ano mais quente já registrado no país, com uma temperatura média de 10,03°C.

Pedestres atravessam a Ponte do Milênio (Millenium Bridge) sobre o rio Tâmisa em Londres - Lalo de Almeida/Folhapress

Esses registros começaram em 1884 e, desde então, os 10 anos mais quentes foram registrados desde 2003, informou o serviço meteorológico, confirmando as tendências observadas em outras partes da Europa neste inverno.

O Met estudou as temperaturas atuais comparando-as com modelos feitos subtraindo o impacto da influência humana no clima, explicou Nikos Christidis, cientista do Met.

"Os resultados mostraram que em um clima natural 10ºC seriam registrados (em média) uma vez a cada 500 anos, enquanto em nosso clima atual poderia ocorrer uma vez a cada três ou quatro anos", disse ele.

Se as emissões de carbono não forem drasticamente reduzidas, "a temperatura média do Reino Unido pode chegar a 10°C quase todos os anos" até o final deste século, acrescentou.

O relatório britânico do Met vem poucos dias após o lançamento de um estudo maior em 10 de janeiro pelo Copernicus, o programa de observação planetária da União Europeia, sobre os padrões climáticos na UE e em todo o mundo no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.