Descrição de chapéu Financial Times mudança climática

Anistia chama convite da COP28 a Assad de 'piada de mau gosto'

Organização condena inclusão de ditador sírio na cúpula do clima que ocorrerá em Dubai em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Hodgson
Financial Times

O grupo de direitos humanos Anistia Internacional classificou o convite ao ditador sírio Bashar al-Assad para participar da cúpula climática COP28 da ONU de uma "piada de mau gosto", enquanto os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido defenderam o direito do anfitrião de fazê-lo.

O líder sírio, que foi convidado para a conferência COP28 na semana passada pelo país anfitrião, os Emirados Árabes Unidos, não participa de uma cúpula global desde o início da devastadora guerra civil em seu país, em 2011.

Mas a Síria foi readmitida na Liga Árabe neste mês e Assad foi calorosamente recebido em sua reunião na semana passada, enquanto a Arábia Saudita liderava esforços para melhorar as relações na região.

Retrato de Assad sentado a uma mesa
O ditador sírio Bashar al-Assad no encontro da Liga Árabe na última semana - Saudi Press Agency - 19.mai.2023/Divulgação via Xinhua

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA disse em comunicado ao Financial Times que "cabe aos Emirados Árabes Unidos quem eles convidam para a COP". Mas os EUA "não têm planos de normalizar as relações" com o regime de Assad sem um "progresso real" na resolução do conflito na Síria, acrescentou.

O governo do Reino Unido também disse que os convites para a COP28 são "uma questão do país anfitrião" e da ONU. No entanto, o governo britânico "continua se opondo ao envolvimento com o regime de Assad e acreditamos que deve ser responsabilizado pelos abusos e violações dos direitos humanos que cometeu".

O braço climático da ONU também disse que os EAU, como anfitriões, são responsáveis por convidar chefes de Estado e de governo, e observou que a Assembleia-Geral da ONU tem "restrições em vigor para dois governos, Afeganistão e Mianmar".

A Anistia Internacional disse que o convite a Assad para a COP28 não é "remotamente relacionado ao enfrentamento da crise climática", mas "parte de um processo de normalização insidioso projetado para manter a impunidade dos líderes em toda a região".

"Dado que as forças de Assad usaram armas químicas e arrasaram vilas e cidades inteiras numa campanha militar assassina de terra arrasada, é uma piada de mau gosto imaginar que ele terá o menor interesse em lidar com a crise dos direitos humanos da mudança climática", disse Kristyan Benedict, gerente de resposta a crises da Anistia Internacional no Reino Unido.

A Human Rights Watch disse que é "inconcebível que um governo escape impune de tais crimes persistentes contra a humanidade sem qualquer responsabilização".

Os Emirados Árabes Unidos, junto com a Arábia Saudita, vêm reatando gradualmente as relações com Assad. Apesar da resistência de alguns outros Estados árabes, as autoridades dos Emirados têm se envolvido com o Estado pária em questões como o retorno de refugiados e a repressão ao tráfico do narcótico Captagon, que se tornou uma tábua de salvação econômica para Damasco.

Retrato de Sultan al-Jaber discursando; ao fundo há o logotipo do evento
O presidente da COP28, Sultan al-Jaber, no evento Petersberg Climate Dialogue, na Alemanha; ele também é ministro da Indústria e Tecnologia e chefe da gigante estatal do petróleo Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) - John Macdougall - 3.mai.2023/AFP

No sábado, o grupo de países do G7 disse que a comunidade internacional "só deve considerar a normalização e a assistência à reconstrução quando houver um progresso autêntico e duradouro na direção de uma solução política" na Síria.

Os anfitriões da COP28 justificaram o convite a Assad dizendo que a cúpula está comprometida com "um processo inclusivo".

Em 2010, o relatório de mudanças climáticas da Síria submetido à ONU observou que as secas recorrentes e agravadas "reduziram o abastecimento de água disponível" e que "a maioria das cidades sírias atualmente tem um déficit de abastecimento de água".

A cúpula COP28 atraiu críticas de ativistas climáticos desde a nomeação, no início deste ano, de Sultan al-Jaber, chefe da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi, como presidente designado. Desde sua nomeação, ele defendeu a indústria de petróleo e gás.

A ativista climática de Uganda Vanessa Nakate disse que os líderes globais na COP devem "defender o interesse de todos, e não apenas de seus próprios países —ou, de fato, de suas próprias empresas".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.