Descrição de chapéu América Latina

Colômbia quer plano progressivo para encerrar extração de petróleo na Amazônia

Ministra do meio ambiente afirma que discussão sobre o tema precisa continuar na mesa de negociações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belém

A ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Susana Muhamad, afirmou neste domingo (6), em Belém (PA), que os países amazônicos deveriam fechar um plano progressivo para o fim da exploração de petróleo na Amazônia e que a discussão sobre esse tema precisa continuar.

O tema tem oposto Brasil e Colômbia em negociações sobre o acordo a ser firmado na Cúpula da Amazônia, que acontece entre 8 e 9 de agosto. Enquanto o governo de Gustavo Petro defende esta pauta, o presidente Lula (PT) disse, na última semana, que quer "continuar sonhando" com a extração na bacia da Foz do Amazonas.

"O importante é que o tema seja posto sobre a mesa e que isso seja um ponto de discussão, não porque um presidente ou outro disse isso, mas sim porque ficou claríssimo tanto em Letícia como aqui e como nos diálogos internos que, sim, é um tema de preocupação", afirmou Muhamad.

manifestantes levantam cartazes com texto "salve a costa amazônica"
Manifestantes protestam contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas durante Cúpula da Amazônia, em Belém (PA) - Ueslei Marcelino - 6.ago.23/Reuters

"Seria lógico e como uma mensagem muito poderosa ao norte que fechássemos um plano progressivo [para encerrar a exploração], porque todos nossos países têm petróleo na Amazônia", disse.

Ela acrescentou que a medida seria importante não apenas por causa da emissão dos gases de efeito estufa, mesmo considerando paradoxal "seguir pensando sobre petróleo frente à crise que temos". "Mas [também] porque esses megaprojetos geram abertura de estradas, fragmentação ecológica, perda de biodiversidade e, sobretudo, conflito com as comunidades".

Muhamad falou, ainda, que não tem como dizer como a negociação vai terminar, já que os termos precisam ser ratificados pelos presidentes. "Acho que a discussão está apenas começando e esperamos que, tomara, isso se mantenha na declaração para que [o debate] continue a ser desenvolvido."

Em coletiva de imprensa que antecedeu as declarações, a ministra do Meio Ambiente brasileira, Marina Silva, ao lado da sua contraparte colombiana, afirmou que a discussão será feita pelos presidentes e que nenhuma posição será imposta.

"Temos já dois presidentes que chegam aqui e os demais também com suas propostas, que trazem uma discussão muito contundente, muito forte nos seus países. Presidente Petro falando na não exploração de petróleo na Amazônia, e o presidente Lula falando a partir de consenso interno de desmatamento zero na Amazônia, o que é altamente ousado", disse.

"Mas obviamente que o presidente Lula não vai querer impor que os outros presidentes também digam que [a meta] é desmatamento zero. É um processo de convencimento. Da mesma forma que os outros que têm outras propostas levantam suas propostas e buscam o convencimento. O multilateralismo é o consenso progressivo."

Quando questionada se a Colômbia pretende abrir mão da extração do petróleo em todo o seu território, não apenas na Amazônia, Muhamad afirmou que há a intenção de que novos investimentos sejam destinados à transição energética e não à abertura de novas fronteiras exploratórias.

"Existe o compromisso de que a transição energética tem que ser segura. Não podemos simplesmente nos desconectar do petróleo da noite para o dia, mas acelerar [a transição] o mais decididamente possível", disse.

"A falácia é que às vezes se fala em transição como se fosse começar 'algum dia'. E, na verdade, o recado é que o mais importante é acelerar e começar agora para acabarmos com o petróleo e tentarmos fechar as fronteiras extrativistas".

A repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.