Mudança climática contribui para inflação, diz diretor de fundo soberano da Noruega

Preços dos alimentos crescem enquanto produtividade está alterada pelo clima, o que torna inflação global 'muito difícil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oslo | AFP

A mudança climática e as tendências do mercado exercem uma pressão persistente que torna "muito difícil" ancorar a inflação global, disse o diretor do fundo soberano da Noruega, Nicolai Tangen, nesta quarta-feira (16).

Os bancos centrais do mundo têm dificuldades para controlar a inflação, ainda que tenham aumentado as taxas de juros desde o fim da pandemia.

"Achamos que pode ser muito difícil ancorar a inflação global", disse Nicolai Tangen, diretor do fundo soberano administrado pelo banco central da Noruega.

Retrato de Nicolai
Nicolai Tangen, diretor do fundo soberano da Noruega, em evento no banco central norueguês - Victoria Klesty - 31.jan.2023/Reuters

Os preços dos produtos manufaturados estão em alta em um momento em que a venda de produtos fabricados perto do consumidor está em voga, disse Tangen.

Além dessa tendência, "uma novidade é o efeito do clima, ou seja, a relação entre o clima e a inflação", afirmou, apontando para o aumento dos preços dos alimentos.

"Azeite, batata, carne, tudo isso impulsiona a inflação", explicou. "O que há de novo é que [o clima] também está afetando a produtividade".

Tangen citou o verão atual na Europa como exemplo.

"Este ano tem sido tão quente que não dá para trabalhar ao meio-dia", disse, lembrando também o aumento de fenômenos climáticos extremos que pesam sobre o turismo.

O mês de julho de 2023 foi marcado por ondas de calor e incêndios em vários países e foi o mês mais quente já registrado na Terra, segundo o observatório climático Copernicus, da União Europeia.

O fundo soberano da Noruega é o maior do mundo e no final de junho alcançou um valor de US$ 1,46 trilhão (R$ 7,27 trilhões na cotação atual).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.