Greta Thunberg é detida em manifestação em Londres

Ativista sueca foi levada a uma viatura, sob acusação de obstruir via da capital londrina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A ativista ambiental Greta Thunberg foi detida nesta terça-feira (17) em Londres, em uma manifestação durante o primeiro dia de um evento que reúne executivos da indústria de petróleo e gás.

Durante a manhã, centenas de manifestantes bloquearam todas as entradas do hotel onde acontece o Energy Intelligence Forum.

A ativista sueca foi detida no início da tarde por dois agentes e levada para uma viatura.

Greta está cercada por ao menos 5 policiais, entre eles 1 mulher; Greta está com expressão séria
A ativista sueca Greta Thunberg foi cercada por policiais antes de ser presa em manifestação em Londres nesta terça (17) - Henry Nicholls/AFP

A polícia inglesa já havia anunciado na rede social X (antigo Twitter) a detenção de cinco manifestantes acusados de obstrução de via pública.

Greta afirmou à imprensa durante a manhã que "por trás destas portas fechadas", os "políticos celebram acordos e compromissos com pessoas do lobby do destrutivo setor dos combustíveis fósseis".

Os manifestantes que participaram dos atos carregavam faixas com frases como "os pesos pesados do petróleo devem pagar", exibida por ativistas do Greenpeace, que escalaram a fachada do hotel onde acontecia o encontro.

"Tenho seis netos. Tenho pesadelos pensando no futuro que terão", afirmou Dora Marden, um londrina aposentada de 75 anos.

Para a ONG Fossil Free London, que organizou o protesto, a grande maioria dos lucros recorde registrados pelas empresas deste setor no ano passado "é diretamente reinvestida na expansão das energias fósseis, não na energia verde que afirmam pretender apoiar".

Neste âmbito, o presidente da empresa saudita Aramco, Amin Nasser, voltou a reforçar nesta terça-feira, no início da conferência, que são necessários "novos investimentos" em petróleo para compensar o declínio dos campos petrolíferos envelhecidos.

Grupo de jovens grita segurando um cartaz
Greta e outros ativistas climáticos em protesto em Londres nesta terça - Henry Nicholls/AFP

Os ativistas também denunciaram a escolha de Sultan al-Jaber, CEO da empresa nacional de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, como presidente da COP28, a conferência anual das Nações Unidas sobre o clima, que acontecerá em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Greta, além da detenção nesta terça, foi multada na Suécia na última semana. Ela foi considerada culpada por desobedecer a uma ordem policial e recebeu multa, devido a um protesto de que participou na Suécia em julho. Essa foi a segunda vez em três meses que ela foi condenada e multada pelo mesmo delito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.