Mapa da Folha mede desmatamento da Amazônia a partir do endereço do leitor

Especial interativo mostra dimensões da floresta derrubada a partir da localização do usuário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de 9 mil quilômetros quadrados de floresta foram desmatados na Amazônia Legal em 12 meses, entre agosto do ano passado e o último mês de julho, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Isso é muito ou pouco? Números dessa ordem de grandeza e em uma região de dimensões continentais podem soar abstratos e bem distantes da nossa realidade. Agora, imagine que a derrubada das árvores aconteceu na sua cidade, em volta da sua casa. Até onde você acha que um desmate equivalente chegaria?

Mapa interativo da Folha permite ao leitor ver o tamanho da devastação como se ela ocorresse a partir da sua própria localização ou de outro endereço de sua escolha.

Para iniciar a navegação, basta autorizar o uso da sua localização ou digitar o nome de uma rua ou bairro, por exemplo. Nenhuma informação pessoal será guardada ou compartilhada.

No caso do Brasil, a preservação da Amazônia está diretamente relacionada ao cumprimento das metas climáticas assumidas no Acordo de Paris, de 2015, uma vez que o desmatamento e a agropecuária são as atividades que mais emitem gases de efeito estufa no país.

O Acordo de Paris foi um tratado internacional firmado por 195 países para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O balanço das medidas tomadas até agora pelas nações signatárias está sendo discutido na COP28.

Mapa do bioma amazônico sobre fundo preto, com círculo vermelho sobrepondo parte do mapa
Especial da Folha mostra o desmatamento da Amazônia a partir do CEP do leitor - DeltaFolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.