Mulheres indígenas fazem marcha na entrada da COP28; veja fotos

Ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, fizeram parte de ato simbólico em Dubai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lideranças indígenas que participam da COP28, conferência do clima da ONU, em Dubai, organizaram uma marcha na manhã desta terça-feira (5). Com uma fila de mulheres à frente, o grupo entrou unido no centro de eventos que sedia a cúpula nos Emirados Árabes.

A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, fizeram parte do ato simbólico. Desde o domingo (3), Sonia é a chefe da delegação brasileira na COP28.

Mulheres indígenas sorriem enfileiradas
Marcha de indígenas na entrada da COP28, em Dubai, nesta terça (5); Ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, participaram do evento - Estevam Rafael/Audiovisual/PR

O posto será entregue à ministra Marina Silva (Meio Ambiente) nesta quarta (6). Marina deixou Dubai por alguns dias para acompanhar o presidente Lula (PT) em viagem à Alemanha.

Esta é a primeira vez que uma liderança indígena representa o governo brasileiro numa conferência do clima. O grupo que marchou na entrada da COP28 nesta manhã também afirma que esta é a maior comitiva indígena já organizada.

A necessidade de incluir indígenas nos debates e financiamentos climáticos mais importantes será lembrada por integrantes da marcha em eventos ao longo desta terça.

Uma das agendas das lideranças na COP28 é o lançamento de uma bancada voltada a pautas ambientais e indígenas, a chamada Bancada do Planeta. A ideia é unir membros do Congresso brasileiro e de outros países.

No Brasil, a iniciativa é encabeçada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), que também esteve na caminhada nesta manhã.

Segundo Xakriabá, a bancada já conta com 23 nomes e tem a meta de chegar a 200 até a COP30, que será realizada em Belém, no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.